Browsed by
Categoria: Eventos

Carreiras Jurídicas: Conhecendo a Magistratura

Carreiras Jurídicas: Conhecendo a Magistratura

Por Thaís Vasconcellos

No dia 14 de maio de 2018, às 14h00, na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, Campus Aterrado, ocorrerá o evento “Carreiras Jurídicas: Conhecendo a Magistratutra”, com a participação da juíza Dra. Anna Caroline Licasalio da Costa.

O evento é uma proposta dos Profs. Vinicius Figueredo Chaves, Prof. Patrícia Silva Cardoso, Prof. Lúcia Frota Pestana de Aguiar, Prof. Paula Lage e Prof. Clarissa Maria Beatriz, em parceria com os discentes do curso de Direito e apoio da Liga Acadêmica de Direito da UFF/VR, o Centro Acadêmico de Direito Dom Waldyr Calheiros, a Universidade Federal Fluminense, a TVR e a EMERJ.

As inscrições poderão ser realizadas presencialmente ou através do link: https://bit.ly/2Kmnxre. No dia serão recolhidos 1kg de alimento não perecível.

Serão expedidos certificados de atividade complementar aos alunos participantes.

 

Link do evento: https://www.facebook.com/events/203632597032357/

 

Políticas Públicas, Feminismo e Direito das Mulheres

Políticas Públicas, Feminismo e Direito das Mulheres

Nos dias 26 de abril, 10 de maio e 24 de maio de 2018, a Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, em parceria com o Centro Acadêmico de Direito Dom Waldyr Calheiros, a Comissão OAB Mulher de Volta Redonda e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos irá realizar o I Ciclo de Debates sob o tema: Políticas Públicas, Feminismo e Direito das Mulheres. O evento será dividido em três encontros e para cada encontro, contaremos com a presença de três ilustres palestrantes.

Frisa-se que serão expedidos certificados de atividade complementar aos ouvintes por cada encontro e as inscrições podem ser realizadas através de link  https://bit.ly/2q3pq2I ou presencialmente.

O primeiro encontro já foi realizado no dia 26/04/18, sob o tema: “As Prerrogativas da Advogada, Saúde Mental e Empoderamento Feminino” . O próximo encontro será no dia 10/05/18 às 18h00, Auditório, Bloco B, 3º Andar, Campus Aterrado e terá como objeto: “O Direito na Interface com o Feminismo, Conjunturas Sociais e a Psicologia como meio de proteção”

Serão tres palestrantes convidadas: 1) Sra. Kelen Gurgel, Mestranda em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pela UniFOA  e especialista em história do Brasil pela UGB; 2) Dra. Cristina Sindra – Advogada e Presidente da Comissão OAB Vai à Escola (VR/RJ); 3) Sra. Vanilda Azevedo – Graduada em Psicologia pela UNISAI e membro da equipe do Centro Especializado em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (CEAM).

No dia 24/05/18 o evento discutirá acerca da “A Mulher no Século XXI: Sexualidade, Trabalho e Violência”. Como convidadas estarão a 1) Sra. Ana Lacerda,  Mestranda em Relações Internacionais (PUC-Rio), com ênfase em Gênero, Conflito e Pacificação; 2) Sra. Mônica Bedê, Especialista em Sexualidade Humana pelo (GTPOS) e Diretora do Centro de Cidadania LGBT da Secretaria Municipal da Mulher, Idoso e Direitos Humanos de Volta Redonda; 3) Sra. Tânia Bassi – Mestre em História Social pela USS.

II SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA UFF-VR

II SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA UFF-VR

No dia 06 de junho de 2018, ocorrerá na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, Campus Aterrado, o “II Seminário de Meio Ambiente UFF-VR”, sob o tema “Buen Vivir, direitos da natureza e dos animais não – humanos na era tecnológica antropocena”.
 
As inscrições podem ser feitas através do link: http://www.puvr.uff.br/eventos/meio_ambiente. Para confirmar a inscrição, no dia deverão ser entregues pelos participantes 1kg de ração ou qualquer item para animal não-humano.
 
Confira a nossa programação:
 
10h-12h: Apresentação de trabalhos nos GTs
 
14h – 18h: Paineis de palestras
 
1º PAINEL: DIREITOS DA NATUREZA NA ERA TECNOLÓGICA ANTROPOCENA
 
14h30 – 15h10 – CAMINHOS PARA UMA NOVA RACIONALIDADE AMBIENTAL NO ANTROPOCENO: perspectivas e desafios para o estado ecológico de direito
 
Prof. Dr. Carlos E. Peralta – Docente de la Fac. de Derecho de Costa Rica, Post-doctor en Derecho Ambiental, Coordinador de la Cátedra de Derecho Ambiental – Coordinador del Grupo de Pesquisa Derecho y Sustentabilidad (GPDS).
 
15h10 – 15h50 – CONTRIBUIÇÕES DE EMMANUEL LEVINAS PARA A ÉTICA AMBIENTAL
 
Prof. Dr. Ozanan Vicente Carrara – Professor adjunto da UFF/VR e do Mestrado em Tecnologia Ambiental
da UFF/VR.
 
Presidente do Painel: Profª. Drª. Ana Paula Poll – Coordenadora e Profª. do Mestrado Profissional em Administração Pública da UFF/VR
 
Mediadora: Profª. Drª. Ana Alice de Carla – Profª. Adjunta dos Cursos de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da UFF/VR.
 
2º PAINEL: DIREITOS DOS ANIMAIS NÃO – HUMANOS E
A DIGNIDADE DA VIDA EM GERAL
 
16h-16h40 – A INCONSTITUCIONALIDADE DA EMENDA
CONSTITUCIONAL Nº 96/17
 
Prof. Dr. Daniel Braga Lourenço – Professor da UFRJ, IBMEC e do PPGD/UNIFG; Coordenador do Centro de Ética Ambiental da UFRJ
 
16h40 – 17h20 – ANIMAIS ANTROPIZADOS
 
Dr. Francisco Carrera – advogado, mestre em direito da cidade,
professor e coordenador do curso de direito Ambiental e Urbanístico da AVM/UCAM. Especialista em Biodiversidade.
 
17h20 – 18h00 – PAPEL DOS ZOOS DO FUTURO NO BEM ESTAR DE ANIMAIS SOB CUIDADOS HUMANOS.
 
Dr. José Daniel Luzes Fedullo – Mestre em Clínica Médica Veterinária, Medico Veteriário da Rio Zoo.
 
Presidente do Painel:Profa. Dra. Mariana Devezas –
Professora adjunta do Curso de Direito da UFF/VR.
 
Mediador: Prof. Dr. Pedro Curvello Saavedra
Avzaradel – Professor adjunto dos Cursos de Direito e do Mestrado em Direito Constitucional – PPGDC, da UFF.
 
18h- Entrega de placa ao homenageado do Seminário, Prof. Dr.
Daniel Braga Lourenço e coquetel vegano.
 
Organização:
 
Profa. Dra. Ana Alice De Carli
 
Prof. Dr. Pedro Curvello Saavedra Avzaradel
 
Coordenação de logística:
 
Equipe de pesquisadores do Gemadi
 
Coordenação de comunicação:
 
Prof. Dr. Afonso Aurelio de Carvalho Peres
 
Apoio:
 
Liga Acadêmica Direito UFF-VR
Tvr Uff
CADOM – C.A. Dom Waldyr Calheiros- Direito UFFVR
SolidUFF
ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda
Gemadi – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito
UFF – Universidade Federal Fluminense
PGTA
PGDC
Gráfica Drumond
Brasileirinho
(…)
I Mesa Redonda do Semestre sob o tema – Crise e Intervenção no Rio de Janeiro: uma perspectiva constitucional

I Mesa Redonda do Semestre sob o tema – Crise e Intervenção no Rio de Janeiro: uma perspectiva constitucional

Por Thaís Vasconcellos

No dia 04 de abril de 2018, às 18h00 ocorrerá na Universidade Federal Fluminense a I Mesa Redonda do Semestre sob o tema – Crise e Intervenção no Rio de Janeiro: uma perspectiva constitucional.

O evento é promovido pela LADI-UFF/VR, em parceria com o Centro Acadêmico de Direito da UFF/VR e o Prof. Dr. Marco Aurélio Lagreca Casamasso e a Profª. Drª. Ana Alice de Carli. Teremos, ainda, como palestrante convidado o Procurador da República de Volta Redonda Dr. Lucas Horta de Almeida.

As inscrições estão abertas e serão feitas através do link: http://bit.ly/2GWvX6h

Serão expedidos certificados de atividade complementar aos ouvintes. Aos discentes das disciplinas de Constitucional I,II, III, Processo Constitucional e Estágio Supervisionado IV que apresentarem relatório ao final do evento, será concedido 0,5 ponto.

I Conferência Jurídica – com participação do Ministro Luís Roberto Barroso

I Conferência Jurídica – com participação do Ministro Luís Roberto Barroso

Por Tiffany Garbin

 

No último dia 10, aconteceu em Vassouras, a I Conferência Jurídica realizada pela 27ª Subseção OAB Vassouras, que contou com a palestra de Luís Roberto Barroso, atual Ministro do Supremo Tribunal Federal

Estiveram presentes mais de 360 advogados e convidados, e tratou do tema “Os Desafios do Brasil na Atualidade”; que movimentou o meio jurídico e a sociedade de toda região Fluminense. O Ministro Luís Barroso, agradeceu o convite e deixou claro que se sentia honrado, ressaltando a importância da presença das pessoas de bem, ocupando os cargos administrativos.

Após o evento, foi oferecido um jantar receptivo ao Ministro, no Mara Palace Hotel e contou com a presença de alguns convidados, que estiveram presentes na Conferência. As alunas da UFF de Volta Redonda, Letícia Diório, Lisa Nonato e Andressa Pedrosa, que se inscreveram e foram contempladas com o sorteio para a Conferência e o Jantar, também participaram.

Sobre essa experiência, a aluna Lisa discorre: “É muito gratificante saber que tão cedo, no decorrer do meu 3º período, tive uma oportunidade tão única como esta. Mesmo que essa porta não tenha sido aberta pela UFF sei que, diferente de muitas outras faculdades, abre muitos caminhos para seus alunos. Tive o prazer de conhecer e conversar rapidamente com o Ministro L. R. Barroso, que foi bastante simpático conosco, além de ter conhecido também muitas outras pessoas importantes, como a presidente da OAB de Vassouras, que conversou bastante conosco e contou um pouco sobre suas experiências. Essa oportunidade serviu pra me inspirar como pessoa e como estudante. Na faculdade aprendemos muito sobre a teoria e em situações como esta aprendermos como as coisas funcionam na prática. É incrível o quão vasto é o território do direito com suas infinitas possibilidades, e é válido conhecer de tudo um pouco para que futuramente façamos a escolha certa”.

Já Letícia Dório, aluna da UFF de Volta Redonda, que se inscreveu e foi sorteada para participar do evento, pontua que “ainda que inesperada, a experiência que foi muito gratificante. Para mim, esse encontro foi uma grande oportunidade, pois como ainda estou no início do curso de Direito, conhecer um pouco mais de cada área jurídica antes de decidir qual eu quero seguir é de suma relevância. Afirmo isso pois, além de ter esse encontro com o Ministro (que é extremamente atencioso e simpático), pude conhecer pessoas incríveis, como alguns membros da OAB- Vassouras que se valeram de sábias palavras para trazer esperança e motivação nessa área. Depois desse encontro, eu percebi que é necessário expandir os horizontes, pois temos muitas oportunidades que estão além da sala de aula e que nunca devemos desistir da nossa carreira”.

O advogado criminal, cível e perito, Nelson Eduardo Medeiros Leal, também deu sua opinião sobre o que foi tratado na Conferência: “A palestra foi bem direcionada à população em geral, e não só para profissionais da área do Direito, pois fez uma explanação muito ampla do Brasil na atualidade.

O Ministro iniciou falando de sua herança familiar de Vassouras, lugar de sua criação, assim como sua concepção ao ir para o Rio de Janeiro. Em seguida, falou sobre o crescimento da era digital, dos mecanismos que não vivemos sem nos dias de hoje, tal como as redes sociais e a facilidade na troca de mensagens, com o uso do Whatsapp, Facebook, e inúmeros outros. Também tocou no assunto sobre a lava jato, as reformas trabalhistas e previdenciárias, todas num sentido bem amplo. No que diz respeito às reformas, as apoiou, justificando que são matérias de cunho matemático, e não do âmbito do Direito, necessárias à continuação das garantias fundamentais, pensamento esse que eu particularmente discordo, do mesmo modo que os dados apresentados sobre a qualidade e expectativa de vida.  Outra questão que criticou foi a forma eleitoral do nosso país, desse modelo em que você vota em uma pessoa e, devido aos votos de legenda, acaba puxando outro candidato, que muitas vezes nem é conhecido ou então que você não conhece as ideologias.

No geral, foi uma explanação boa. A palestra durou um pouco mais de uma hora, foi muito interessante e esclarecedora à luz da população; ficou bem claro o que ele queria transmitir. Por fim, encerrou a palestra, e a todo momento foi bem solicito e disposto a debate. Após isso, participamos de um jantar, no Mara, que foi para um pessoal mais restrito, e vale destacar que tanto quanto na Conferência quanto no jantar, o Ministro tratava quem chegava a sua mesa para atendê-los de forma bem simpática e gentil, assim como bem aberto a troca de ideias. Eu achei ele uma pessoa fantástica”.

Esse evento, como pontua Andressa Pedrosa, “Foi mais do que especial para nós, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito acadêmico. Sabemos que não é fácil termos contato tão próximo às figuras jurídicas e/ou políticas do nosso país. Por isso, enquanto estudante de Direito, foi enriquecedor poder estar junto ao ministro e outros profissionais do âmbito jurídico, conversando com algumas pessoas sobre projetos da nossa faculdade e também sobre a carreira jurídica. Na matéria de Direito Constitucional cujas aulas são ministradas pelo professor Casamasso, temos como leitura recomendada o livro do Barroso, logo, poder conhecê-lo foi uma oportunidade única. Nos poucos minutos que pudemos estar juntos, o ministro foi simpático e bastante humilde, em conversa informal e descontraída”.

Por fim, podemos ressaltar a importância e a grandiosidade proporcionada pelo evento, que foi de grande valia ao permitir que o conhecimento fosse ampliado. Considerando o que foi dito por Letícia, “mesmo que essa experiência não tenha sido proporcionada pela UFF, fico muito feliz de afirmar que sou estudante dessa instituição que sempre traz diversas atividades acadêmicas que agregam tanto no âmbito profissional tanto no pessoal”, é preciso incentivar a participação e aproveitar o que é proporcionado aos estudantes, pois o conhecimento é sempre bem-vindo.

índiceO Ministro Luis Roberto Barroso e o advogado Nelson Leal

23472386_141388283286152_2358903083405153524_nAndressa Pedrosa, junto com o Ministro, Lisa Nonato e Letícia Diório

I SIMULAÇÃO DE ARBITRAGEM DA UFF-VR

I SIMULAÇÃO DE ARBITRAGEM DA UFF-VR

Ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2017 às 10h00 a “I Simulação de Arbitragem da UFF-VR” promovida pela  Equipe de Arbitragem do curso de Direito da UFF-VR.

A Equipe de arbitragem foi uma iniciativa do Prof. Ms. Marco Antônio Jorge (Professor Substituto de Processo Civil), do Departamento de Direito da UFF-VR e da LADI UFF/VR, com o apoio do Centro Acadêmico Dom Waldy Calheiros. A equipe é aberta a todos os discentes da Universidade Federal Fluminense e conta com a participação dos docentes do curso de Direito no papel de orientadores (coach).

O time inaugurou sua participação em campeonatos neste ano, na 8ª edição da Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da Camarb (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil), realizada em São Paulo, nos dias 26 a 29 de outubro. Foram mais de 1.200 estudantes de Direito de 72 equipes de instituições de ensino e escritórios de advocacia de todo o Brasil. O evento foi o maior da América Latina, que ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. A equipe foi composta por membros da LADI-UFF/VR que foram responsáveis por elaborar os memoriais e promover a sustentação oral durante todo o evento. Essa foi uma oportunidade única para todos os integrantes.

Na simulação a ser promovida, os membros da equipe irão reproduzir o trabalho realizado na competição, permitindo aos discentes compreender o funcionamento de um julgamento arbitral, e de uma competição de arbitragem.

Mas o que seria a arbitragem?

A arbitragem é um método alternativo de solução de conflitos, independente do poder judiciário, no qual é eleito um árbitro, ou uma câmara arbitral, que irá solucionar uma disputa envolvendo duas partes. Após acordo espontâneo entre os envolvidos, pactuado prévia ou posteriormente ao nascimento de uma lide, a discussão é levada à análise dos árbitros, que estimulam a solução por meio de acordo e, não resolvida a questão, emitem uma sentença arbitral, equivalente a uma sentença judicial.Essa modalidade alternativa vem dominando o cenário das disputas jurídicas empresariais, e o prospecto é que a arbitragem suceda, definitivamente, o Judiciário, no que diz respeito a divergências envolvendo grandes contratos e negócios de amplas magnitudes.

A simulação contará com os Prof. Ms. Marcus Seixas, Prof. Ms. Marco Antônio Jorge e Profa. Dra. Ana Alice de Carli como os árbitros e os discentes Adriano Pixinine e Ítalo Cunha como oradores da Equipe Bacamaso (Requerida) e os alunos Luiz Gustavo Calvancanti e Thaís Vasconcellos como os oradores Equipe B3P (Requerente).

– No dia da simulação haverá uma explanação do projeto e o convite de participação aos discentes e docentes.

– Haverá a emissão de certificado de atividade complementar para os presentes.

– O evento terá em torno de 2 horas de duração. Durante a simulação cada equipe terá 30 minutos para apresentar o seu memorial, sendo convencionado o direito de réplica e tréplica. Após as apresentações, os árbitros irão se reunir e posteriormente dar um retorno quanto a apresentação.

– As inscrições podem ser feitas presencialmente ou através do link: https://docs.google.com/forms/d/1P90dt2-MnT2Fj7BiybvJWkMJAZfY-84gAAppHf1xMf4/viewform?edit_requested=true

 

crachas

 

 

EQUIPE COMPLETA

Equipe nº 148 – Universidade Federal Fluminense

oradores

Oradores da Equipe nº 148

viii competição

8ª edição da Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da Camarb (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil)