Browsed by
Categoria: Eventos

Fórum Regional de Água e Saneamento

Fórum Regional de Água e Saneamento

Por Thaís Vasconcellos

No dia 29 de novembro de 2017, ocorrerá na OAB -VR/RJ, o “FÓRUM REGIONAL DE ÁGUA E SANEAMENTO”. O evento é uma realização do Programa de Mestrado em Tecnologia Ambiental da UFF, campus Volta Redonda, pelo Gemadi (grupo de estudos em meio ambiente e direito -UFF/VR) e pela Universidade Federal Fluminense.

O Fórum se iniciará às 13h00 com a mesa de abertura que conta com nomes como Prof. Dr. Marcelo Amaral, Prof. Dr. Wellington Kiffer, Prof. Ms. Marcus Wagner Seixas, Profa. Vanessa Iacomini, Prof. Dr. Felipe de Melo Fonte, Profa. Dra. Ana Alice de Carli e Ms. Giulio Taddeucci.

Após,  a programação contará com a participação de um convidado muito especial, o Prof. Dr. Carlos Peralta, Docente da faculdade de direito da Universidade da Costa Rica, que irá ministrar a palestra “Água e complexidade ambiental no antropoceno. A Pegada hídrica da Costa Rica, desafios e perspectivas”.

14h – O Prof. Dra. Felipe da Costa Brasil irá abordar a “Perspectiva frente aos novos desafios da universalização do saneamento no Brasil”.

14h30 – A Profa. Dra. Cristiana de Couto, nos brindará com a palestra “Funções das florestas nativas na consevação dos recursos hídricos e suas implicações socioambientais na região do médio paraíba”.

15h00 – O Prof. Dr. Wellington Kiffer apresentará o tema “Ações para recuperação de florestas ciliares”.

15h30 – A Conselheira Vera Lucia Texeira com o tema “Gestão dos recursos hídricos na região do médio paraíba”.

16h30 – A Profa. Dra. Fabiana Soares irá abordar a “Destinação final dos lodos das ETE’s: potencial para uso na produção vegetal”

17h00 – O Prof. Antônio Carlos Simões com o tema “Pegada hídrica CSN – Usina Presidente Vargas”.

17h30 – Teremos o encerramento do evento com a entrefa de placa ao homenageado Prof. Carlos Peralta.

19h30 – Coquetel

Obs1: As inscrições serão somente on line, pelo link: http://www.puvr.uff.br/eventos/saneamento

Obs2: As vagas são limitadas.

Obs3: Haverá emissão de certificado de atividade complementar, aos ouvintes com presença mínima de 75%.

Os certificados poderão ser emitidos após o evento pelo link: http://www.puvr.uff.br/eventos/saneamento/certificado

 

forum banner

II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

Por Kímberli Libanio.

No próximo domingo, dia 12 de novembro expira o prazo para submissão de resumos expandidos no II Seminário Internacional de Metodologia Jurídica, o evento busca abordar as diversas áreas do direito, desde que sob a perspectiva metodológica.

O Seminário ocorrerá no dia 24 deste mês na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio – um de seus muitos idealizadores-,  contudo, também serão admitidas apresentações de expositores por vídeo conferência, para que as demandas de outros estados também sejam atendidas. Além disso, os estudantes de graduação que participarem do evento terão certificados que valerão 8 (oito) horas de estágio emitidos pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Serão aceitas a submissão de resumos expandidos de Graduandos, Graduados e Especialistas, desde que em coautoria com Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores. É necessário que ele seja enviado para o e-mail seminariometodologiajuridica@gmail.com devendo o campo “assunto” ser preenchido apenas com os dizeres “Resumo – II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica”.

Os melhores resumos serão publicados como capítulos de livro, assim como os artigos completos selecionados. O evento é apoiado pela prestigiada Editora Mackenzie de SP. E, é cogitado a possibilidade de traduzir a obra para o inglês.
Não perca tempo e confirme presença no evento.
Confira mais acessando o site ou o edital.

CONJUFF – Congresso Jurídico da UFF

CONJUFF – Congresso Jurídico da UFF

Por Tiffany Garbin

Acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro a 4ª edição do CONJUFF (Congresso Jurídico da UFF), um projeto iniciado na Universidade pela professora Vanessa Iancomini, que este ano conta com a organização do Centro Academico Dom Waldyr Calheiros – CADOM, o apoio da LADI – UFF/VR, e a orientação do professor Matheus Vidal.

Sua realização visa o exame e o debate sobre temas tanto políticos quanto econômicos, sociais e culturais, promovendo uma Análise Crítica ao Direito Contemporâneo, além de indagar qual o papel do Direito diante de tantas polemicas. Nesse ano serão tratadas questões referentes à Crise do Judiciário, Crise Política, Lava-Jato, Escola sem Partido e outros.

A programação se inicia no dia 8 de novembro da seguinte forma:

– Credenciamento: 13:40h a 14h00.

– Abertura: 14h a 14:15h

 

1º MESA. Tema: Estudos prévios de impacto ambiental e os impactos da não implantação da atividade.

14:15h a 14:35h – Cristiane B. Chaché – Professora Substituta da UFF – VR

14:35h a 14:55h – Suiá F. de Azevedo Souza 14:55h a 15h – Procuradora do Município de Volta Redonda e Professora da UniFOA

15h a 15:15h – Debate

15:15h a 15:30h – Intervalo (Coffee Break Liberado)

 

2º MESA. Tema: Reforma Trabalhista (Lei nº 13.476/2017) no Brasil: menos direitos trabalhistas significa mais empregos?

15:30h a 15:50h – Sabrina de Oliveira – Doutora em Sociologia e Antropologia, com pesquisas na área sobre terceirização, relações de trabalho, mudanças na organização do trabalho

15:50h a 16:10h – Denise de Almeida Guimarães – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (PPGDC-UFF). Professora substituta na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFFVR).

16:15h a 16:30h – Debate

16:30h a 16:45h – Intervalo (Coffee Break Liberado)

 

3º MESA. Tema: Direito e Sexualidade.

16:45h a 17:05h – Carla Appollinário – Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).

17:05 a 17:25h – Eder Fernandes – Doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.

17:30 a 17:45h – Debate

17h45 – Encerramento

Obs.: Serão destinados 20min para a fala de cada palestrante. Os horários podem sofrer eventuais modificações, mas o tempo destinado para cada um permanece.

 

Para o 2º dia, 9 de novembro, haverá:

– Credenciamento: 13h40 a 14h

– Abertura: 14h a 14:15h

 

1º  MESA. Tema: Tráfico humano na América Latina: caso da condenação histórica do Brasil na Corte Interamericana por tráfico para fins de trabalho escravo

14:15h a 14:35h – Clarissa Brandão – Doutorado em Direito – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta IV vinculada ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (UFF)

14:35h a 14:55h – Denise de A. Guimarães – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (PPGDC-UFF). Professora substituta na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFFVR).

15h a 15:15h – Debate

15:15h a 15:30h – Intervalo (Coffee Break Liberado)

 

2º MESA. Tema: Direito Penal no Estado Democrático de Direitos: Uma análise crítica da dosimetria penal

15:30h a 15:50h – Taiguara Libano S. e Souza

16:15h a 16:30h – Debate

16:30h a 16:45h – Intervalo (Coffee Break Liberado)

 

3º MESA.  Tema: Paradigmas da Justiça e problemas contemporâneos da filosofia do Direito: implicações ao novo CPC.

 

16:45h a 17:05h – Getúlio Nascimento Braga Jr. – Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2012).

17:05 a 17:25h – Marcelo M. C. Lima – Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (2016). Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (2007)

17:25 a 17:30h – Matheus Vidal G. Monteiro (Mediador)

17:30 a 17:45h – Debate

17h45 – Encerramento

 

Os horários estão sujeitos à alteração.

Vale lembrar que o evento é gratuito e serão expedidos certificados com horas complementares.

A inscrição deve ser feita pelo site: https://docs.google.com/forms/d/1VTYx3ai0TPU9Yg8rn3EJpmIxAemKlfbIji5oUe4Mxl4/prefill ou presencialmente.

A realização do Congresso resulta de forças de professores, alunos, pesquisadores, instituições de Ensino Superior que acreditam no ideal, no movimento e nos resultados efetivos do debate e na sua importância para a sociedade brasileira.

Participe!

TUSF 2017 EM VOLTA REDONDA

TUSF 2017 EM VOLTA REDONDA

Por Isabelle Duarte

Este ano, o Torneio Universitário Sul Fluminense (TUSF) ocorrerá entre os dias 01 e 05/11 e contará com diversas universidades nas disputas para a melhor atlética do sul-fluminense. Na UFF de Volta Redonda, competirão as Atléticas de Engenharia, Aterrado e Direito nas modalidades abaixo especificadas.

Ao todo serão 4 festas, 5 dias de jogos e 25 atléticas participantes. Os jogos acontecerão em seis ginásios (Aero, Santo Agostinho, Ilha, Três Poços, Retiro e São Geraldo) e serão de livre acesso, enquanto as festas serão no Clube Comercial e possuem ingressos que já estão sendo vendidos, inclusive com pacotes promocionais para os quatro dias.

tusf

SÉRIE A

• Atlética Educação Física FOA
• Atlética Engenharia UFF-VR
• Atlética Medicina FOA
• Atlética Engenharia FOA
• Atlética UFF-VR Aterrado
• Atlética Engenharia UERJ-Resende
• Atlética Engenharia FER
• Atlética Educação Física UGB
• Atlética Odontologia UFF-NF

SÉRIE B

• Atlética Engenharia CEFET-Valença
• Atlética Administração CEFET-Valença
• Atlética Engenharia CEFET-Angra
• Atlética Direito FAA
• Atlética Odontologia FAA
• Atlética Engenharia UGB-VR
• Atlética Direito UGB-VR
• Atlética Direito UFF-VR
• Atlética Engenharia UFF-Petrópolis
• Atlética Odontologia FOA
• Atlética Educação Física UNIP – Porto Real
• Atlética Comunicação Social FOA
• Atlética Ícarus AEDB
• Atlética Direito UBM – Unificada
• Atlética Direito UNESA – Resende

MODALIDADES

• Futebol Masculino
• Futsal Masculino e Feminino
• Handebol Masculino e Feminino
• Basquete Masculino e Feminino
• Vôlei Masculino e Feminino
• Natação Masculina e Feminino
• Tênis de Mesa Masculino e Feminino
• Cabo de Guerra Masculino e Feminino
• Corrida Masculina e Feminina

• Cheerleading

FESTAS

Quarta, 01/11 – TUSFBEER

• Victor Yuri
• Júnior Cunha
• Welington Ambrosi
• Gustavo Peixoto

Quinta, 02/11 – SE NÃO AGUENTA BEBE BREJA!

• Dito & Feito
• Pokémon DJ
• Gustavo Peixoto
• Raffa Martin

Sexta, 03/11 – TUSFolia

• Carrossel de Emoções
• Mistureba
• Júnior Cunha
• Welington Ambrosio
• Gustavo Peixoto

Sábado, 04/11 – TUSFantasy Open Bar

• Lucas & Orelha
• DJ Baffo
• Gustavo Peixoto

A programação completa com os horários dos jogos estará sendo divulgada nas redes sociais de cada atlética. Porém, disponibilizamos abaixo uma tabela com a programação de quinta-feira (02/11), de modo que os outros dias serão decididos após o último jogo do dia anterior em uma plenária.

22713180_1198429383591462_3410250659879730490_oConfirme sua presença e não fique de fora do TUSF 2017!

Delegação Engenharia UFF-VR

Delegação Direito UFF-VR

Delegação UFF-VR Aterrado

Semana Acadêmica ICHS 2017

Semana Acadêmica ICHS 2017

Por Carolina Ferreira

A Semana Acadêmica ICHS 2017 está se aproximando repleta de palestras, painéis, oficinas, workshops, bate-papos, minicursos e mesas-redondas que contemplam diversos cursos, e como já divulgado aqui no UFFOCO anteriormente, acontecerá entre os dias 23 a 26 desse mês de outubro.  As inscrições começam a partir desta terça-feira (17/10) no site www.puvr.uff.br/agendaacademica.

Fique atento: O site prevê inscrição em Lista de Espera. Não conseguiu a sua vaga confirmada? Compareça mesmo assim. Conseguiu? Não chegue atrasado.  A tolerância para os inscritos na Lista regular é de até 10 minutos antes do início de cada atividade, e após esse tempo será liberada a entrada através da Lista de Espera. Além disso, algumas atividades ocorrerão simultaneamente e estão sujeitas à modificação. No dia do evento, verifique as salas em que se realizarão na recepção do Bloco A.

Será necessária assinatura na lista de presença de todas as atividades que você venha a participar para que receba os certificados. Estes estarão disponíveis no próprio site de inscrição a partir de 30 de novembro de 2017, em pdf. É importante não esquecer seu login e senha para o acesso.

Para melhor visualização dos eventos, preparamos uma tabela com toda a programação da Agenda Acadêmica, confira:progr1

progr2
progr3

progr.5

progr.6

 

progr.7

progr8

I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

Por Kímberli Libanio.

 

Nos dias 19 e 20 de outubro ocorrerá no auditório do ICHS a primeira I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado: panorama da propriedade. O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa Civitas – Relações Jurídicas Privadas na Contemporaneidade (UFF), o qual é fruto da cooperação com a Universidade do Estado do Rio Janeiro, a Università degli Studi di Padova e a Università degli Studi di Genova. Ao longo da jornada, professores das citadas universidades ministrarão cursos e palestras aos alunos da UFF de Volta Redonda.

Sob a coordenação da Prof. Dra. Patrícia Cardoso, doutora em Direito da Cidade pela UERJ e professora de Direito Civil da UFF-VR, o grupo busca ampliar as fronteiras do conhecimento acadêmico e do pensamento jurídico, ao passo que fomenta o debate e o desenvolvimento da universidade ao contar com o apoio de instituições de prestígio internacional.

UFFOCO: Esta é a primeira vez que a Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, não apenas interage, como também produz um evento em parceria a universidades italianas. Como surgiu essa associação ?

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: A parceria surgiu a partir do meu afastamento para cursar Doutorado no exterior, mais especificamente na Università degli Studi di Roma- La Sapienza. Passei um ano em Roma fazendo as pesquisas para a minha tese de doutorado, ocasião em que pude conhecer melhor os fundamentos do ordenamento jurídico italiano e também pesquisadores na área do Direito Civil, dentre elas, a professora Francesca Benatti da Università degli Studi di Padova, que atualmente é membro do grupo de pesquisa Civitas.

UFFOCO: Conte nos um pouco sobre sua trajetória acadêmica.

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: Iniciei a minha trajetória acadêmica na Uerj, universidade na qual concluí o curso de graduação em Direito, mestrado e, recentemente o Doutorado. Sempre estive envolvida com atividades acadêmicas. Fui monitora de Direito Civil desde o início da faculdade, logo após o termino da graduação ingressei no Mestrado e continuei a dar sequência às minhas atividades acadêmicas. Em 2011, ingressei na Universidade Federal Fluminense como professora assistente e atualmente sou professora adjunta da casa.

O Prof.Dr. Antonio D´Elia, doutor em Direito na UERJ, com ênfase em transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade também é coordenador do Civitas, além de ser professor adjunto da Universidade Federal Fluminense – VR.

UFFOCO: Desde o início da sua docência, quais as principais transformações experimentadas pela disciplina ao longo de sua vivência na área?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: Ao longo de minha carreira docente, a principal transformação que pude observar é quanto o papel daqueles que lidam com o Direito como técnica reguladora. Com as grandes mudanças promovidas a partir dos anos 1990, a partir do advento da Constituição de 1988, os operadores jurídicos mudam para uma postura reflexiva de visão crítica, colocando as instituições a serviço do homem e da sociedade e o Direito a serviço da emancipação social num mundo em permanente transformação. Assim, não cabe mais formarmos profissionais que sejam meramente administradores de litígios, mas sim, preventores de conflitos.

UFFOCO: E como o senhor espera que a relação com as universidades convidadas contribua para o ensino do Direito na UFF ?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: A troca de idéias com outros profissionais de realidades e culturas diversas troas uma oportunidade ímpar de uma reciprocidade de relações entre os envolvidos, fazendo com que as experiências possam ser fruto de provocações e reflexões sobre os diversos pontos de vista, técnicas de pesquisa, soluções e diagnósticos de problemas, além de travarmos conhecimento com outros paradigmas conceituais que certamente nos levam a outros patamares de reflexões e de novas propostas de pesquisa e intercâmbio. É isso que esperamos com esse contato de alto-nível a ser travado com os Italianos de duas das principais Instituições de ensino europeu.

Para finalizar, com o intuito de expandir as fronteiras do pensamento dos discentes, o UFFOCO gostaria de direcionar a última pergunta aos dois professores.

UFFOCO: É uma honra para a Universidade sediar um evento de tamanha significância, especialmente por se tratar de uma unidade do interior, onde o número de oportunidades são demasiado inferiores às instituições das capitais e, assim é comum encontrarmos alguns discentes com limitadas perspectivas. Contudo, com a “importação” de possibilidades além-mar, isto pode mudar. Qual a opinião dos senhores acerca deste cenário ?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: A superação das naturais limitações ainda presentes neste aspecto se dá com a diversidade de origem e opiniões do corpo docente. Nós aqui no Curso de Direito em Volta Redonda, possuímos professores oriundos das mais diversas formações acadêmicas e origens – Por exemplo, um de  nossos docentes é Caboverdiano. Assim, procuramos fazer de nosso pluralismo uma nova visão e avaliação das experiências que estamos tentando proporcionar com esta iniciativa, que é a primeira e irá certamente desencadear outras.

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: A universidade tem se mostrado cada vez mais aberta à internacionalização, um movimento que também vem sendo experimentado nas principais universidades europeias. A UFF possui vários convênios com universidades estrangeiras, dentre elas a Università degli Studi di Padova, os quais permitem a mobilidade internacional de seus alunos e professores. A realização de um evento de porte internacional no interior é um sinal das inúmeras possibilidades existentes e que devem ser exploradas. Acredito que a ocasião contribuirá decisivamente para a inserção da dimensão internacional na realidade da ICHS e estimulará a realização de novas iniciativas neste campo.

Confira a programação do evento na integra abaixo:
WhatsApp Image 2017-10-03 at 20.00.52
O evento é certamente uma oportunidade única, a troca de conhecimento entre as citadas universidades evidentemente frutificará.  Não fique de fora! As inscrições pode ser feitas clicando aqui.