Browsed by
Categoria: Assuntos Acadêmicos

Aberto o edital do PROAES de bolsas para 2018

Aberto o edital do PROAES de bolsas para 2018

Por Carolina Ferreira

O PROAES divulgou o edital para as bolsas de auxílio e assistência estudantil 2018 na última quinta-feira, 16 de novembro.  As inscrições estarão abertas até o dia 04 de dezembro para qualquer estudante que esteja cursando sua primeira graduação presencial na UFF e esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  Para se inscrever, o estudante deverá acessar o site do SisBol  que  irá direcionar primeiramente ao login no IDUFF, e em seguida  à página com uma lista de todas as bolsas ofertadas. Para cada bolsa deverá ser feita uma inscrição a partir do preenchimento do questionário socioeconômico.

São diversos perfis contemplados nos seguintes programas: Programa Auxílio Creche, Programa Auxílio Moradia, Programa Auxílio Alimentação, Programa Auxílio Saúde, Programa Bolsa de Apoio Transporte e Programa Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico. Boa notícia: Algumas novidades foram implementadas para 2018: O Auxílio Alimentação, que antes ofertava 340 vagas, passou a oferecer 500 vagas; Auxílio Creche, que contava com 35 vagas, passou a ofertar 50 vagas e o Auxílio Moradia, que tinha 250 vagas, agora conta com 350. São, ao todo, mais 275 vagas para a assistência estudantil,  o que possibilitará que mais estudantes possam ser ajudados, além do reajuste do Apoio Transporte de R$ 250,00 para R$ 275,00.

Cada auxílio possui seu próprio edital e suas próprias condições. O discente que desejar se candidatar a mais de uma bolsa deverá ler com atenção aos respectivos editais, instruções de serviços e resoluções. Nesse caso, deverá juntar apenas uma vez os documentos em um envelope e indicar para quais bolsas está se candidatando. É importante lembrar que a situação de vulnerabilidade econômica deve ser comprovada através de uma relação de documentos de todos os membros familiares, além de uma entrevista com o aluno. Declarar informações falsas é crime, bem como fraudar documentos. Vale ressaltar também que o pagamento do auxílio está condicionado à freqüência do beneficiário nas disciplinas do curso de graduação. Fique atento ao calendário:

  • Inscrição: de 16 de novembro a 04 de dezembro de 2017
  • Entrega da documentação: de 04 de dezembro a 12 de dezembro de 2017, de 09h ás 19h no Setor de Apoio Acadêmico (Sala 101- Bloco B- Campus Aterrado).
  •  Previsão Resultado Final e Orientações para as próximas etapas do processo seletivo (assinatura do termo de compromisso): 21 de março de 2018.

Para outros esclarecimentos o estudante deverá  entrar em contato: telefone: 3674-7299 ou pelo e-mail dps@proaes.uff.br. No informe do site da UFF existe ainda um anexo em pdf de Perguntas Frequentes. O UFFOCO deseja a todos um processo justo e eficiente.

 

Dezessete alunos da UFF- VR ganham o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em 2017

Dezessete alunos da UFF- VR ganham o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em 2017

Por Isabelle Duarte

O mês de novembro foi sinônimo de grandes conquistas para os estudantes de graduação da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda. No dia 07/11, foram contemplados com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da PROAES dezessete de nossos alunos, em uma cerimônia especial  que ocorreu no auditório de física da UFF em Niterói.

O intuito do prêmio é valorizar a formação do acadêmico da UFF, reconhecendo seu mérito durante uma fase que por vezes se torna excessivamente desgastante, mas que traz bons resultados a longo prazo. A premiação ocorre anualmente e o estudante a ser contemplado deve se inscrever e participar da seleção nos termos do edital publicado no portal da UFF, o qual contém os requisitos e todas as informações necessárias para tanto.

Confira abaixo a lista de premiados em nosso campus:

Reconhecimento Acadêmico
AEDAN MARQUES DE SOUZA – DIREITO
ALEXANDRE HIROMITSU HAMASAKI – DIREITO
ANA CAROLINA DE CARVALHO SIQUEIRA – DIREITO
CAROLINE DE SOUZA MEIRA – DIREITO
CAROLINE GARCIA ERMANO – DIREITO
GIULIANA PROPATO GUERRA – DIREITO
KÁTIA MARIA NEVES MARQUES – PSICOLOGIA
MAIARA CARVALHO LANDIM – DIREITO
PAULA NOBRE DE SOUZA PINTO VIEITAS – DIREITO
RAYNNE GONÇALVES DE PAULA SILVA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
REBECA FERREIRA VIANA – PSICOLOGIA
RODRIGO DIAS PAIS MAGALHÃES – DIREITO
RONIEL DE OLIVEIRA NASCIMENTO – DIREITO
SARAH ALFENA DE SOUZA – DIREITO
STHEFANI RODRIGUES VIEIRA ANDRADE – DIREITO
THAIS FREIRE DE VASCONCELLOS – DIREITO

Honra ao Mérito
BRUNA NOVAIS DA SILVA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Confira algumas fotos da cerimônia de premiação:
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 28 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
O UFFOCO se orgulha em presenciar uma conquista tão importante para os estudantes da UFF-VR e parabeniza a todos pelo excelente desempenho!
II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

Por Kímberli Libanio.

No próximo domingo, dia 12 de novembro expira o prazo para submissão de resumos expandidos no II Seminário Internacional de Metodologia Jurídica, o evento busca abordar as diversas áreas do direito, desde que sob a perspectiva metodológica.

O Seminário ocorrerá no dia 24 deste mês na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio – um de seus muitos idealizadores-,  contudo, também serão admitidas apresentações de expositores por vídeo conferência, para que as demandas de outros estados também sejam atendidas. Além disso, os estudantes de graduação que participarem do evento terão certificados que valerão 8 (oito) horas de estágio emitidos pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Serão aceitas a submissão de resumos expandidos de Graduandos, Graduados e Especialistas, desde que em coautoria com Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores. É necessário que ele seja enviado para o e-mail seminariometodologiajuridica@gmail.com devendo o campo “assunto” ser preenchido apenas com os dizeres “Resumo – II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica”.

Os melhores resumos serão publicados como capítulos de livro, assim como os artigos completos selecionados. O evento é apoiado pela prestigiada Editora Mackenzie de SP. E, é cogitado a possibilidade de traduzir a obra para o inglês.
Não perca tempo e confirme presença no evento.
Confira mais acessando o site ou o edital.

UFF Portas Abertas

UFF Portas Abertas

Por Beatriz Meneguit. 

O Jornal UFFoco, comprometido com as novidades e projetos que surgem no Campus da Universidade, entrevistou a Diretoria de Assistência Estudantil do Centro Acadêmico Dom Waldyr Calheiros – CA.DOM, a fim de obter mais informações sobre o projeto “UFF de Portas Abertas”. O programa foi criado na nova gestão do Diretório Acadêmico, pela Chapa Vozes, e a seguir você pode conferir mais detalhes sobre essa iniciativa. 

 

Como e quando surgiu a ideia de criar o projeto UFF Portas Abertas? 

Karen Souza – O UFF de Portas Abertas consiste em um projeto de apresentação de nossa Instituição aos estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, futuros alunos e alunas de nossa Universidade, realizado pelo Centro Acadêmico de Direito Dom Waldyr Calheiros – Cadom, da Universidade Federal Fluminense, Campus Volta Redonda. O projeto foi idealizado pela Chapa Vozes, atual gestão CA.DOM, ainda na época das eleições, em uma de nossas primeiras reuniões para estabelecer as diretrizes e os caminhos a serem traçados para viabilizar ações de aprimoramento ao ensino gratuito de qualidade, partindo da ideia principal que somente por meio do estreitamento promovido pela união de “vozes” poderíamos alcançar nossos objetivos. Este projeto surge como uma de nossas principais diretrizes que é o fomento do estreitamento de laços entre o ambiente universitário e as demais fases de ensino, a partir da necessidade de sanar o pouco diálogo ainda existente entre estes dois mundos educacionais.  

Qual o objetivo do projeto? 

Karen Souza – O objetivo do projeto é estreitar nossa ligação com os estudantes secundaristas e oferecer a oportunidade de conhecer nossa instituição proporcionando a troca de experiências, bem como, despertando o sentimento de pertencimento nos jovens, que devem adquirir a confiança que podem sim ter acesso a UFF e que a Universidade pública é um direito deles. 

O que motivou a criação desse projeto? 

Karen Souza – A motivação para construção desse projeto foi o triste cenário de afastamento do universo acadêmico as demais fases de ensino público, provocado, entre outros motivos, pela política de sucateamento educacional. Ao longo dos anos, há cada vez mais um desencantamento a pretensão de ter acesso a um ensino superior gratuito e de qualidade, principalmente pelos alunos e alunas de escolas públicas do Brasil, que enfrentam uma série de desigualdades sociais materiais para alcançar seu grande sonho de se graduar. 

Qual a sua visão a respeito das dificuldades do projeto? 

Karen Souza – A maior dificuldade foi encontrar uma maneira de fazer o tour pela universidade de modo interativo e que possibilitasse também explicitar um pouquinho de conhecimento de outros cursos além do Direito. Essa dificuldade foi sanada pelo planejamento organizativo da diretoria de Assistência Estudantil do Cadom que é responsável pelo projeto. Esta diretoria sob a coordenação da aluna Karen Souza, membro do Conselho do CA, e seus membros colaboradores, as alunas Joice Santos, Larissa Yuki, Paula Dantas, Thais Leal e Carol Ferreira, elaborou um tour pela faculdade apresentando os principais pontos de nossa instituição como o NPJ, a cantina, biblioteca, laboratório, auditórios, locais de convivência, entre outros. Para guia e para o “coffee break” com roda de conversa de encerramento escolhemos convidar alunos e alunas de diversos cursos presente na UFF, de modo a possibilitar a interação e obter trocas de experiências.  

O projeto, desde o seu início, tem atingido o seu objetivo? 

Karen Souza – Sim. O CADOM realizou sua 1º edição do projeto em setembro e foi realmente gratificante vermos que os alunos e as alunas que participaram realmente saíram motivados, alegres e confiantes sob seu ingresso em Universidades públicas, criando laços com nossa instituição. O retorno foi tão grande que logo após, depois de comentários dos estudantes secundaristas que participaram da apresentação, 5 escolas entraram em contato demostrando interesse em participar do projeto.  

O que você, como membro do CA.DOM espera do projeto UFF Portas Abertas? 

Karen Souza – Espero que o projeto cada vez mais inspire os alunos e as alunas participantes e promova ainda mais a interação de nossa instituição com a comunidade local. É uma oportunidade única de auxiliar o próximo de uma maneira que possa contribuir para seu ingresso em uma universidade pública.  

Para você, qual foi o momento mais memorável durante toda a elaboração do projeto? 

Karen Souza – O momento mais memorável foi ver nosso projeto na prática. O projeto UFF de Portas Abertas foi inaugurado no dia 05 de setembro de 2017 com a participação das alunas e dos alunos do Pré Vestibular Cidadão do MEP de Volta Redonda. A mágica experiência de ingressar em uma universidade para muitos é uma questão fácil, para outros, a concretização de um sonho. Ter a oportunidade de passar nossa experiência não tem explicação. Mostrar o sentido da escolha de uma profissão, o caminho do sistema de ingresso e os obstáculos que passamos, foi uma experiência indescritível. 

 

Trata-se, sem dúvidas, de uma iniciativa muito bem pensada e que está surtindo os efeitos esperados. Vale frisar a importância de projetos como estes a fim de que o abismo existente entre o Ensino Fundamental e Médio Públicos e a Universidade Federal seja cada vez menor. O Centro Acadêmico Dom Waldyr – CA.DOM, nesse contexto, mostra-se como a melhor ferramenta para a consecução desse objetivo. 

Semana Acadêmica ICHS 2017

Semana Acadêmica ICHS 2017

Por Carolina Ferreira

A Semana Acadêmica ICHS 2017 está se aproximando repleta de palestras, painéis, oficinas, workshops, bate-papos, minicursos e mesas-redondas que contemplam diversos cursos, e como já divulgado aqui no UFFOCO anteriormente, acontecerá entre os dias 23 a 26 desse mês de outubro.  As inscrições começam a partir desta terça-feira (17/10) no site www.puvr.uff.br/agendaacademica.

Fique atento: O site prevê inscrição em Lista de Espera. Não conseguiu a sua vaga confirmada? Compareça mesmo assim. Conseguiu? Não chegue atrasado.  A tolerância para os inscritos na Lista regular é de até 10 minutos antes do início de cada atividade, e após esse tempo será liberada a entrada através da Lista de Espera. Além disso, algumas atividades ocorrerão simultaneamente e estão sujeitas à modificação. No dia do evento, verifique as salas em que se realizarão na recepção do Bloco A.

Será necessária assinatura na lista de presença de todas as atividades que você venha a participar para que receba os certificados. Estes estarão disponíveis no próprio site de inscrição a partir de 30 de novembro de 2017, em pdf. É importante não esquecer seu login e senha para o acesso.

Para melhor visualização dos eventos, preparamos uma tabela com toda a programação da Agenda Acadêmica, confira:progr1

progr2
progr3

progr.5

progr.6

 

progr.7

progr8

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Por Mônica Soares.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da UFF, para o segundo semestre de 2018. O Programa visa possibilitar aos alunos de graduação, de cursos presenciais ou à distância, a oportunidade de estudo, por um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras, com as quais a UFF mantém acordos de cooperação que possibilitem a mobilidade discente.

Para que seja possível realizar a inscrição, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFF e não ter a matrícula trancada ao longo do processo seletivo até o início da mobilidade; deve possuir CR (coeficiente de rendimento) maior ou igual a seis; ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária total do curso; possuir conhecimento do idioma em que serão ministradas as aulas na instituição estrangeira escolhida, excetuando-se as instituições estrangeiras que ministram aulas em português; comprometer-se a retornar à UFF por, pelo menos, um semestre acadêmico, antes da conclusão de seu curso de graduação, após o período da mobilidade, ou seja, aluno não poderá concluir o curso enquanto estiver no exterior.

A inscrição pode ser realizada online no site SRI/UFF , até 17 de outubro 2017, através do preenchimento do formulário de inscrição. Os alunos selecionados serão responsáveis pelos gastos com viagem, visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguro-saúde internacional e demais despesas eventuais. Entretanto, há possibilidade de financiamento de mobilidade e a solicitação de auxilio financeiro também é realizada no formulário de inscrição. No processo seletivo, ocorrerá a análise do coeficiente de rendimento e da carga horária total obtida, assim como da documentação anexada e averiguação das exigências em relação à Proficiência. O não atendimento às exigências acarretará na eliminação do candidato. O resultado da avaliação será divulgado no Portal de Editais da UFF . A data da divulgação de alocação final está prevista para 14/12, conforme edital.

Para mais informações, clique aqui.

Não perca esta grande oportunidade e inscreva-se!