Browsed by
Category: Assuntos Acadêmicos

Semana acadêmica e Semana da Tecnologia

Semana acadêmica e Semana da Tecnologia

Dois eventos importantes se integrarão para ocorrer no mês de outubro, entre os dias 23 e 27: A já conhecida Semana acadêmica realizada pela UFF, e, através de sua agenda, a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O tema escolhido para esse ano é “A matemática está em tudo”, e acontecerá no país inteiro, incluindo todas as unidades da UFF, de participação pública e gratuita. É importante ressaltar que a escolha do tema foi em comemoração a dois outros grandes eventos que estão por vir: A Olimpíada Internacional de Matemática que o Brasil irá sediar ainda esse ano pela primeira vez, e em 2018 o Congresso Internacional dos Matemáticos, em que seremos anfitriões também pela primeira vez.

 Os coordenadores de projeto podem cadastrar a sua atividade na Agenda acadêmica até o dia 25 de setembro através do site da Agenda Acadêmica, já os alunos devem aguardar o período de inscrição destinado aos participantes. Para mais informações sobre a Semana acadêmica, continue acompanhando o site do UFFOCO.

PROJETO DE EXTENSÃO: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS

PROJETO DE EXTENSÃO: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS

 

O “Conhecimento sem Fronteiras” é um projeto de extensão coordenado pelos professores Vinicius Figueiredo Chaves e Patrícia Silva Cardoso, no âmbito do Departamento de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF/VR).
O projeto busca promover a expansão dos horizontes de acesso ao conhecimento jurídico e interdisciplinar dos discentes da UFF/VR, por intermédio do contato com os saberes e as experiências de docentes pesquisadores vinculados a outras instituições de ensino superior.
Com o intuito de alcançar esta finalidade, entrevistas com professores pesquisadores com destacada atuação acadêmica serão veiculadas nas mídias digitais e nos demais canais institucionais de comunicação interna, tais como a TV Universitária e o jornal UFFOCO (http://www.uffoco.uff.br/).
Acredita-se que esta interação continuada com as contribuições dos docentes pesquisadores externos permitirá ampliar as condições de consolidação de uma formação mais qualificada e crítica ao quadro discente da UFF/VR.
As entrevistas serão veiculadas, aqui, no jornal UFFOCO a partir do mês de setembro.

Como primeiro entrevistado teremos o Dr. Newton De Lucca, professor titular da USP e Desembargador Federal.

Aguardem e não deixem de ler a entrevista, pois está imperdível!!

Conheça os grupos de pesquisa da UFF/VR

Conheça os grupos de pesquisa da UFF/VR

Por Isabelle Duarte

É estudante de Direito na UFF e tem interesse em fazer parte de um grupo de pesquisa ou de estudo? Reconhece que a pesquisa no meio acadêmico é fator primordial ao desenvolvimento, inovação, aprofundamento de conhecimentos específicos e aplicação prática dos mesmos?

Então confira abaixo a matéria do Jornal ANIMUS LIBER, em que foram listados todos os grupos de pesquisa existentes e seus respectivos coordenadores na UFF de Volta Redonda.

Além disso, a Universidade Federal Fluminense dispõe de vários programas tradicionais de fomento à pesquisa, por meio dos quais os discentes podem concorrer a bolsas e auxílios para desenvolver atividades de pesquisa. Para conhecer tais programas, clique aqui.

Grupo de Estudos Direitos Humanos, Comunicação e Mídia – DHCM

Docente Responsável: Professor Marcus Wagner de Seixas

E-mail para contato: ufftvr@gmail.com

O Grupo DHCM objetiva trabalhar com o papel desempenhado pela mídia e pela Comunicação em assuntos concernentes aos Direitos Humanos e a transmissão de questões de interesse coletivo. Seu líder coordena a TVR e o jornal Animus Liber.

Grupo de Pesquisa Constituição e Cidadania

Docente Responsável: Professor Marco Lagreca Casamasso

E-mail para contato: marcocasamasso@gmail.com

O Grupo tem como enfoque a Constituição e a Cidadania, em que a primeira, ao contrário do que é normalmente pressuposto, atua na verdade como obstáculo para a plena realização da segunda. Analisa-se, também, decisões da Suprema Corte dos EUA relativas aos direitos de cidadania, no idioma em que foram originalmente redigidas.

Grupo de Pesquisa sobre Biopoder e Relações Jurídico- Privadas – GEBIOPRIV

Docente Responsável: Professora Renata Braga

E-mail para contato: renatabragak@terra.com.br

O grupo de pesquisa objetiva, a partir da perspectiva teórica dos direitos da personalidade, analisar os impactos dos avanços da biotecnologia e da biomedicina na contemporaneidade e a inserção do discurso tecnobiológico sobre as representações subjetivas do sujeito, bem como dos principais marcos teóricos fundacionais deste cenário e dos seus efeitos sobre a ressignificação dos elementos constitutivos das noções de sujeito, capacidade, reprodução humana, parentalidade, saúde, vida e corpo humano.

Grupo de Pesquisa em Direito de Família – GEFAM

O grupo de pesquisa objetiva estudar os arranjos familiares contemporâneos e os efeitos sobre os vínculos de conjugalidade e parentalidade, a partir da constatação do afeto como valor, incluindo as chamadas famílias multiespécie.

Grupo de Estudos Observatório de Políticas Públicas

Docente Responsável: Professora Mariana Devezas

E-mail para contato: mari.devezas@gmail.com

O objetivo do grupo é de promover pesquisa acadêmica de aprofundamento da formação e execução de políticas públicas brasileiras, partindo do diálogo entre as ciências jurídicas, sociais e econômicas, a fim de realizar a busca constante da efetividade do Estado, seja via atuação Jurisdicional ou do Poder Público. Grupo de Estudos Femme: processo de desrotulação. Propõe-se, um diálogo entre as ciências jurídicas e sociais e a expressão da Mulher presente nas artes (literatura, cinema, teatro, pinturas, etc.), a fim de desmistificar a Mulher e promover o levantamento de dados passíveis de subsidiar essenciais políticas públicas voltadas à promoção da igualdade.

 

Grupo de Estudos Direito, Saúde e Bioética Clínica – DSBC

Docente Responsável: Professor Dalmir Lopes Júnior

E-mail para contato: dalmirlopes@id.uff.br

O grupo de pesquisa em direito, saúde e bioética clínica tem por finalidade desenvolver pesquisas e estudos na interseção entre a ciência jurídica, a ciência médica e a filosofia moral. O objetivo desse grupo é, justamente, produzir estudos e discussões periódicas acerca dessa área limítrofe entre o direito, a medicina e a ética, com o propósito de produzir artigos científicos em livros e revistas especializadas, e/ou artigos para a apresentação em fóruns científicos ou eventos de extensão universitária.

Grupo de Estudos sobre o Mundo do Trabalho – GEMUT

Docente Responsável: Professora Carla Appollinário

E-mail para contato: carlaappollinario@ig.com.br

Tem como objetivo a pesquisa e o debate no que concerne ao direito trabalhista e suas consequências, bem como o impacto de seus principais temas na sociedade.

Grupo de Estudos sobre Sexualidade e Democracia – SEXUS

Visa o grupo a pesquisa de gênero e suas raízes, assim como a desmitificação de determinados conceitos e suas implicações na vida prática.

Grupo de Estudos sobre Propriedade – CÍVITAS

Docente Responsável: Professora Patrícia Cardoso

E-mail para contato: psilvacardoso@yahoo.com.br

O grupo tem por objetivo o estudo do Direito de Propriedade, seus principais temas e implicações na vida prática.

Grupo de Estudos Directus – NEDC

Docente Responsável: Professora Vanessa Iacomini

E-mail para contato: directus.nedc@gmail

Tem por objetivo o estudo do direito contemporâneo e suas variações, abrangendo diversos temas interligados.

Grupo de Estudos em Jurisdição, Constituição e Processo – GEJCP

Docente Responsável: Professor Matheus Vidal Gomes Monteiro

E-mail para contato: gejcp.uff@gmail.com

O grupo possui três linhas de pesquisas: a) Hermenêutica e Teoria da Decisão; b) Acesso à Justiça e Efetividade do Processo no Estado Constitucional; c) Direito Processual Civil Contemporâneo.

Grupo de Estudos Mundo Vasto Mundo: estudos de Direito Internacional

Docente Responsável: Professora Josycler Arana

E-mail para contato: josyclerarana@puvr.uff.br

O projeto propõe ser um espaço para a discussão de questões que envolvam temas de Direito Internacional e Direitos Humanos, debatendo temas que por sua relevância causam impactos nestas áreas temáticas. Ainda que os fatos tenham distanciamento histórico, os mesmos influenciam na construção das Relações internacionais entre Estados e na vida dos indivíduos.

Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito – GEMADI

Docentes Responsáveis: Professora Ana Alice de Carli e Professor Pedro Curvello Saavedra Azvaradel

E-mail para contato: gemadi.uff@hotmail.com

O grupo tem por objetivo o debate de textos e o aprofundamento da pesquisa em direito ambiental, apresentando os dilemas e principais enfrentamentos na atual conjuntura de proteção ao meio ambiente e a preservação da água.

Grupo Maurício Conti de Estudos Fiscais – NEMAC

Docente Responsável: Professora Andressa Guimarães T. Fernandes

E-mail para contato: nemac.uffvr@gmail.com

Blog: Nemacvr.blogspot.com

O grupo visa analisar e desenvolver pesquisas em âmbito fiscal e tributário, objetivando apresentar questões pertinentes à arrecadação de tributos e seus reflexos, bem como auxiliar a população a entender e reclamar seus direitos.

Estudos de Direito Internacional

Docente Responsável: Professora Clarissa Brandão Kowarski

E-mail para contato: clarissamariabeatriz@gmail.com

O grupo de estudos está estruturado por projetos, incluindo:

Tribunais e Jurisdições Internacionais

O projeto visa uma análise mais prática dos estudos sobre Direito Internacional Público, Organizações Internacionais e seus Tribunais;

Projetos Internacionalistas do Brasil

O projeto busca estudar e compreender os juristas de destacada importância no cenário histórico do Brasil.

 Jurisdição Constitucional na América Latina

Propõe-se fazer estudo de Direito Comparado entre os tribunais constitucionais latino-americanos e suas decisões.

Novas metodologias de ensino

Visa desenvolver práticas colaborativas em sala de aula, compartilhando a responsabilidade pelo aprendizado com o aluno.

Créditos: Talita Louise Salvador

Eleições C.A.DOM 2017 !

Eleições C.A.DOM 2017 !

É do direito e não sabe em quem votar nas Eleições do C.A.DOM ? o UFFOCO te ajuda !

Conversamos com as chapas “Direito de Ser” e “Vozes” para conhecer um pouco mais das suas propostas !

A imagem pode conter: texto   A Chapa “Direito de Ser” se mostrou animada em poder protagonizar, de forma inédita, a disputa entre duas chapas no centro acadêmico do direito. O presidente Rodrigo e a vice Nathália demonstraram grande apreço pela história do C.A e disseram acreditar que essa é a hora para que ele se firme na representatividade dos alunos, sendo, realmente, uma ferramenta de modificação social na universidade. A chapa tem como objetivo conhecer de forma mais concreta o corpo discente do direito e conseguir, de forma efetiva, unir os alunos, integrá-los e fazer com que experiências possam ser trocadas entre os alunos mais velhos e mais novos no curso. Eles também pretendem ir além dos muros da Universidade. Com projetos como o Acessos e o Direito-Médio querem retribuir para a sociedade aquilo que receberam fazendo valer seu dever de cidadania.

Membros: Rodrigo Beltrão, Nathália Ferreira, Igor Mateus, Emanuel Ferreira, Beatriz Meneguit, Maria Luiza Pereira, Julio Matheus e Kimberli Libanio.

Algumas das propostas: Núcleo de prática jurídica, Cine C.A.DOM, Canal do calouro, C.A.DOM te põe na ordem !, Liga de debates, C.A.DOM viaja e etc.

Link da página no Face: https://www.facebook.com/Chapa-Direito-de-Ser-602576573282024/

A chapa “Vozes” acredita que a descrença nNenhum texto alternativo automático disponível.a política em que vivemos atualmente acaba, de certo modo, afetando o micro sistema da universidade, que se vê influenciado pela sociedade externa. Portanto, é muito importante que a disputa entre duas chapas esteja ocorrendo num momento como esse, para fortalecer ainda mais o C.A e gerar o debate entre os alunos. O objetivo da chapa é representar todos, sem exceção, os alunos e alunas de direito da UFF – Aterrado, independente de ideologias e partidarismos, com propostas como o Direito nas escolas e a Ouvidoria, humanizando ainda mais o órgão e os alunos.  Eles buscam na diversidade entre seus membros a maior representatividade possível do corpo discente para que consigam dar voz a todos os ideias e vivências dos alunos.

Membros: Fernanda Macedo, Larissa Garcez, Louise Cesper, Isabella Lima, Stella Castro, Roberta Vianna, Karen Souza, Mirassol Garcia, Gabriela Sá, Thais Vasconcellos, Aedan Marques e Leonardo Batalha.

Algumas das propostas: UFF de portas abertas, NPJ Itinerante, Núcleo de auxílio moradia, Bem estar e transporte, Núcleo de apoio as comissões de formatura, Manual do calouro, Feira de estágio, Biblioteca virtual e etc.

Link da página no Face: https://www.facebook.com/CHAPA-VOZES-142131876320070/

Para saber mais visite as páginas das chapas no Facebook e conheça cada uma de suas propostas!

As eleições irão ocorrer nos dias 02 e 03 de maio em meio período e no dia 04 de maio o dia todo. Você, estudante do curso de direito, compareça!

Por Maria Clara Moura

 

“PLURALISMO NA IMPRENSA E DIREITOS HUMANOS – MÍDIA REGIONAL”

“PLURALISMO NA IMPRENSA E DIREITOS HUMANOS – MÍDIA REGIONAL”

18033512_720704178090301_14287015972935340_n

Por Thais Vasconcellos

Ocorrerá no dia 03 de maio de 2017, às 19h00, na Universidade Federal Fluminense – Campus Aterrado, o  seminário  “PLURALISMO NA IMPRENSA E DIREITOS HUMANOS – MÍDIA REGIONAL”.

Promovido através de uma parceria entre o MPF em Movimento – Cidania e Participação, Movimento Ética na Política – Volta Redonda e o Centro Acadêmico Dom Waldyr Calheiros, com apoio do curso de “Direitos Humanos em Movimento”, o evento tem como objetivo promover o debate sobre o papel desenvolvido pela mídia em nossa região.

O evento contará com a participação de:

Álvaro Britto – Sindicato dos jornalistas

Aurélio Paiva – Diário do Vale

Denise Azevedo – Rádio Sintonia do Vale

Fernando Pedrosa – Foco Regional

Francisco Edson – O Dia

Leonardo Gonçalves – Líder comunitário

E como mediador do debate o Sr. José Maria da Silva (Zezinho) – Movimento Ética na Política VR

DATA: 03/05/17
HORÁRIO: 19h às 22h.
LOCAL: UFF – Aterrado – Sala 108 Bloco A.