Browsed by
Categoria: Palestras

I Conferência Jurídica – com participação do Ministro Luís Roberto Barroso

I Conferência Jurídica – com participação do Ministro Luís Roberto Barroso

Por Tiffany Garbin

 

No último dia 10, aconteceu em Vassouras, a I Conferência Jurídica realizada pela 27ª Subseção OAB Vassouras, que contou com a palestra de Luís Roberto Barroso, atual Ministro do Supremo Tribunal Federal

Estiveram presentes mais de 360 advogados e convidados, e tratou do tema “Os Desafios do Brasil na Atualidade”; que movimentou o meio jurídico e a sociedade de toda região Fluminense. O Ministro Luís Barroso, agradeceu o convite e deixou claro que se sentia honrado, ressaltando a importância da presença das pessoas de bem, ocupando os cargos administrativos.

Após o evento, foi oferecido um jantar receptivo ao Ministro, no Mara Palace Hotel e contou com a presença de alguns convidados, que estiveram presentes na Conferência. As alunas da UFF de Volta Redonda, Letícia Diório, Lisa Nonato e Andressa Pedrosa, que se inscreveram e foram contempladas com o sorteio para a Conferência e o Jantar, também participaram.

Sobre essa experiência, a aluna Lisa discorre: “É muito gratificante saber que tão cedo, no decorrer do meu 3º período, tive uma oportunidade tão única como esta. Mesmo que essa porta não tenha sido aberta pela UFF sei que, diferente de muitas outras faculdades, abre muitos caminhos para seus alunos. Tive o prazer de conhecer e conversar rapidamente com o Ministro L. R. Barroso, que foi bastante simpático conosco, além de ter conhecido também muitas outras pessoas importantes, como a presidente da OAB de Vassouras, que conversou bastante conosco e contou um pouco sobre suas experiências. Essa oportunidade serviu pra me inspirar como pessoa e como estudante. Na faculdade aprendemos muito sobre a teoria e em situações como esta aprendermos como as coisas funcionam na prática. É incrível o quão vasto é o território do direito com suas infinitas possibilidades, e é válido conhecer de tudo um pouco para que futuramente façamos a escolha certa”.

Já Letícia Dório, aluna da UFF de Volta Redonda, que se inscreveu e foi sorteada para participar do evento, pontua que “ainda que inesperada, a experiência que foi muito gratificante. Para mim, esse encontro foi uma grande oportunidade, pois como ainda estou no início do curso de Direito, conhecer um pouco mais de cada área jurídica antes de decidir qual eu quero seguir é de suma relevância. Afirmo isso pois, além de ter esse encontro com o Ministro (que é extremamente atencioso e simpático), pude conhecer pessoas incríveis, como alguns membros da OAB- Vassouras que se valeram de sábias palavras para trazer esperança e motivação nessa área. Depois desse encontro, eu percebi que é necessário expandir os horizontes, pois temos muitas oportunidades que estão além da sala de aula e que nunca devemos desistir da nossa carreira”.

O advogado criminal, cível e perito, Nelson Eduardo Medeiros Leal, também deu sua opinião sobre o que foi tratado na Conferência: “A palestra foi bem direcionada à população em geral, e não só para profissionais da área do Direito, pois fez uma explanação muito ampla do Brasil na atualidade.

O Ministro iniciou falando de sua herança familiar de Vassouras, lugar de sua criação, assim como sua concepção ao ir para o Rio de Janeiro. Em seguida, falou sobre o crescimento da era digital, dos mecanismos que não vivemos sem nos dias de hoje, tal como as redes sociais e a facilidade na troca de mensagens, com o uso do Whatsapp, Facebook, e inúmeros outros. Também tocou no assunto sobre a lava jato, as reformas trabalhistas e previdenciárias, todas num sentido bem amplo. No que diz respeito às reformas, as apoiou, justificando que são matérias de cunho matemático, e não do âmbito do Direito, necessárias à continuação das garantias fundamentais, pensamento esse que eu particularmente discordo, do mesmo modo que os dados apresentados sobre a qualidade e expectativa de vida.  Outra questão que criticou foi a forma eleitoral do nosso país, desse modelo em que você vota em uma pessoa e, devido aos votos de legenda, acaba puxando outro candidato, que muitas vezes nem é conhecido ou então que você não conhece as ideologias.

No geral, foi uma explanação boa. A palestra durou um pouco mais de uma hora, foi muito interessante e esclarecedora à luz da população; ficou bem claro o que ele queria transmitir. Por fim, encerrou a palestra, e a todo momento foi bem solicito e disposto a debate. Após isso, participamos de um jantar, no Mara, que foi para um pessoal mais restrito, e vale destacar que tanto quanto na Conferência quanto no jantar, o Ministro tratava quem chegava a sua mesa para atendê-los de forma bem simpática e gentil, assim como bem aberto a troca de ideias. Eu achei ele uma pessoa fantástica”.

Esse evento, como pontua Andressa Pedrosa, “Foi mais do que especial para nós, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito acadêmico. Sabemos que não é fácil termos contato tão próximo às figuras jurídicas e/ou políticas do nosso país. Por isso, enquanto estudante de Direito, foi enriquecedor poder estar junto ao ministro e outros profissionais do âmbito jurídico, conversando com algumas pessoas sobre projetos da nossa faculdade e também sobre a carreira jurídica. Na matéria de Direito Constitucional cujas aulas são ministradas pelo professor Casamasso, temos como leitura recomendada o livro do Barroso, logo, poder conhecê-lo foi uma oportunidade única. Nos poucos minutos que pudemos estar juntos, o ministro foi simpático e bastante humilde, em conversa informal e descontraída”.

Por fim, podemos ressaltar a importância e a grandiosidade proporcionada pelo evento, que foi de grande valia ao permitir que o conhecimento fosse ampliado. Considerando o que foi dito por Letícia, “mesmo que essa experiência não tenha sido proporcionada pela UFF, fico muito feliz de afirmar que sou estudante dessa instituição que sempre traz diversas atividades acadêmicas que agregam tanto no âmbito profissional tanto no pessoal”, é preciso incentivar a participação e aproveitar o que é proporcionado aos estudantes, pois o conhecimento é sempre bem-vindo.

índiceO Ministro Luis Roberto Barroso e o advogado Nelson Leal

23472386_141388283286152_2358903083405153524_nAndressa Pedrosa, junto com o Ministro, Lisa Nonato e Letícia Diório

II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica publica edital para submissão de resumos expandidos

Por Kímberli Libanio.

No próximo domingo, dia 12 de novembro expira o prazo para submissão de resumos expandidos no II Seminário Internacional de Metodologia Jurídica, o evento busca abordar as diversas áreas do direito, desde que sob a perspectiva metodológica.

O Seminário ocorrerá no dia 24 deste mês na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio – um de seus muitos idealizadores-,  contudo, também serão admitidas apresentações de expositores por vídeo conferência, para que as demandas de outros estados também sejam atendidas. Além disso, os estudantes de graduação que participarem do evento terão certificados que valerão 8 (oito) horas de estágio emitidos pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Serão aceitas a submissão de resumos expandidos de Graduandos, Graduados e Especialistas, desde que em coautoria com Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores. É necessário que ele seja enviado para o e-mail seminariometodologiajuridica@gmail.com devendo o campo “assunto” ser preenchido apenas com os dizeres “Resumo – II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica”.

Os melhores resumos serão publicados como capítulos de livro, assim como os artigos completos selecionados. O evento é apoiado pela prestigiada Editora Mackenzie de SP. E, é cogitado a possibilidade de traduzir a obra para o inglês.
Não perca tempo e confirme presença no evento.
Confira mais acessando o site ou o edital.

Semana Acadêmica ICHS 2017

Semana Acadêmica ICHS 2017

Por Carolina Ferreira

A Semana Acadêmica ICHS 2017 está se aproximando repleta de palestras, painéis, oficinas, workshops, bate-papos, minicursos e mesas-redondas que contemplam diversos cursos, e como já divulgado aqui no UFFOCO anteriormente, acontecerá entre os dias 23 a 26 desse mês de outubro.  As inscrições começam a partir desta terça-feira (17/10) no site www.puvr.uff.br/agendaacademica.

Fique atento: O site prevê inscrição em Lista de Espera. Não conseguiu a sua vaga confirmada? Compareça mesmo assim. Conseguiu? Não chegue atrasado.  A tolerância para os inscritos na Lista regular é de até 10 minutos antes do início de cada atividade, e após esse tempo será liberada a entrada através da Lista de Espera. Além disso, algumas atividades ocorrerão simultaneamente e estão sujeitas à modificação. No dia do evento, verifique as salas em que se realizarão na recepção do Bloco A.

Será necessária assinatura na lista de presença de todas as atividades que você venha a participar para que receba os certificados. Estes estarão disponíveis no próprio site de inscrição a partir de 30 de novembro de 2017, em pdf. É importante não esquecer seu login e senha para o acesso.

Para melhor visualização dos eventos, preparamos uma tabela com toda a programação da Agenda Acadêmica, confira:progr1

progr2
progr3

progr.5

progr.6

 

progr.7

progr8

I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

Por Kímberli Libanio.

 

Nos dias 19 e 20 de outubro ocorrerá no auditório do ICHS a primeira I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado: panorama da propriedade. O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa Civitas – Relações Jurídicas Privadas na Contemporaneidade (UFF), o qual é fruto da cooperação com a Universidade do Estado do Rio Janeiro, a Università degli Studi di Padova e a Università degli Studi di Genova. Ao longo da jornada, professores das citadas universidades ministrarão cursos e palestras aos alunos da UFF de Volta Redonda.

Sob a coordenação da Prof. Dra. Patrícia Cardoso, doutora em Direito da Cidade pela UERJ e professora de Direito Civil da UFF-VR, o grupo busca ampliar as fronteiras do conhecimento acadêmico e do pensamento jurídico, ao passo que fomenta o debate e o desenvolvimento da universidade ao contar com o apoio de instituições de prestígio internacional.

UFFOCO: Esta é a primeira vez que a Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, não apenas interage, como também produz um evento em parceria a universidades italianas. Como surgiu essa associação ?

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: A parceria surgiu a partir do meu afastamento para cursar Doutorado no exterior, mais especificamente na Università degli Studi di Roma- La Sapienza. Passei um ano em Roma fazendo as pesquisas para a minha tese de doutorado, ocasião em que pude conhecer melhor os fundamentos do ordenamento jurídico italiano e também pesquisadores na área do Direito Civil, dentre elas, a professora Francesca Benatti da Università degli Studi di Padova, que atualmente é membro do grupo de pesquisa Civitas.

UFFOCO: Conte nos um pouco sobre sua trajetória acadêmica.

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: Iniciei a minha trajetória acadêmica na Uerj, universidade na qual concluí o curso de graduação em Direito, mestrado e, recentemente o Doutorado. Sempre estive envolvida com atividades acadêmicas. Fui monitora de Direito Civil desde o início da faculdade, logo após o termino da graduação ingressei no Mestrado e continuei a dar sequência às minhas atividades acadêmicas. Em 2011, ingressei na Universidade Federal Fluminense como professora assistente e atualmente sou professora adjunta da casa.

O Prof.Dr. Antonio D´Elia, doutor em Direito na UERJ, com ênfase em transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade também é coordenador do Civitas, além de ser professor adjunto da Universidade Federal Fluminense – VR.

UFFOCO: Desde o início da sua docência, quais as principais transformações experimentadas pela disciplina ao longo de sua vivência na área?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: Ao longo de minha carreira docente, a principal transformação que pude observar é quanto o papel daqueles que lidam com o Direito como técnica reguladora. Com as grandes mudanças promovidas a partir dos anos 1990, a partir do advento da Constituição de 1988, os operadores jurídicos mudam para uma postura reflexiva de visão crítica, colocando as instituições a serviço do homem e da sociedade e o Direito a serviço da emancipação social num mundo em permanente transformação. Assim, não cabe mais formarmos profissionais que sejam meramente administradores de litígios, mas sim, preventores de conflitos.

UFFOCO: E como o senhor espera que a relação com as universidades convidadas contribua para o ensino do Direito na UFF ?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: A troca de idéias com outros profissionais de realidades e culturas diversas troas uma oportunidade ímpar de uma reciprocidade de relações entre os envolvidos, fazendo com que as experiências possam ser fruto de provocações e reflexões sobre os diversos pontos de vista, técnicas de pesquisa, soluções e diagnósticos de problemas, além de travarmos conhecimento com outros paradigmas conceituais que certamente nos levam a outros patamares de reflexões e de novas propostas de pesquisa e intercâmbio. É isso que esperamos com esse contato de alto-nível a ser travado com os Italianos de duas das principais Instituições de ensino europeu.

Para finalizar, com o intuito de expandir as fronteiras do pensamento dos discentes, o UFFOCO gostaria de direcionar a última pergunta aos dois professores.

UFFOCO: É uma honra para a Universidade sediar um evento de tamanha significância, especialmente por se tratar de uma unidade do interior, onde o número de oportunidades são demasiado inferiores às instituições das capitais e, assim é comum encontrarmos alguns discentes com limitadas perspectivas. Contudo, com a “importação” de possibilidades além-mar, isto pode mudar. Qual a opinião dos senhores acerca deste cenário ?

Prof.Dr. Antonio D´Elia: A superação das naturais limitações ainda presentes neste aspecto se dá com a diversidade de origem e opiniões do corpo docente. Nós aqui no Curso de Direito em Volta Redonda, possuímos professores oriundos das mais diversas formações acadêmicas e origens – Por exemplo, um de  nossos docentes é Caboverdiano. Assim, procuramos fazer de nosso pluralismo uma nova visão e avaliação das experiências que estamos tentando proporcionar com esta iniciativa, que é a primeira e irá certamente desencadear outras.

Prof.Dra. Patrícia Cardoso: A universidade tem se mostrado cada vez mais aberta à internacionalização, um movimento que também vem sendo experimentado nas principais universidades europeias. A UFF possui vários convênios com universidades estrangeiras, dentre elas a Università degli Studi di Padova, os quais permitem a mobilidade internacional de seus alunos e professores. A realização de um evento de porte internacional no interior é um sinal das inúmeras possibilidades existentes e que devem ser exploradas. Acredito que a ocasião contribuirá decisivamente para a inserção da dimensão internacional na realidade da ICHS e estimulará a realização de novas iniciativas neste campo.

Confira a programação do evento na integra abaixo:
WhatsApp Image 2017-10-03 at 20.00.52
O evento é certamente uma oportunidade única, a troca de conhecimento entre as citadas universidades evidentemente frutificará.  Não fique de fora! As inscrições pode ser feitas clicando aqui.

CONIDIR: O Congresso de Direito do UBM

CONIDIR: O Congresso de Direito do UBM

Por Beatriz Meneguit

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro ocorrerá a 5ª edição do CONIDIR – Congresso de Direito do UBM que terá como tema “Cidadania e Estado Democrático de Direito”. Discentes, docentes e demais integrantes do mundo jurídico discutirão assuntos os quais são englobados pelo tema principal, e haverá apresentações de trabalhos e pôsteres selecionados. Ocorrerão também atividades como palestras, mesa-redonda e sorteio de livros. Todos os interessados podem participar do Congresso e a inscrição pode ser feita por meio do link. O valor de inscrição para os discentes de outras instituições de ensino é de R$40,00 (quarenta reais). 

No dia 25 de outubro o local do evento será o Cine 9 de Abril com início às 18:30 (credenciamento). O tema da primeira palestra será “O Novo Constitucionalismo Latino-Americano”, ofertada pelo palestrante Flávio Martins Alves Nunes Júnior (Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Mestre em Direito pela UNESA-RJ (2004). Foi coordenador e professor do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL)). 

No dia 26 de outubro o evento ocorrerá no UBM – campus Cicuta e também terá início às 18:30. Haverá apresentação dos Grupos de Trabalhos e Sessão de Pôsteres. 

Já no dia 27, haverá mesa-redonda com o tema “Direito Internacional – a situação dos refugiados”, que ocorrerá na Câmara dos Vereadores de Volta Redonda. A mesa será presidida pelo Prof. Doutor Raphael Carvalho de Vasconcelos (Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo – USP), pela Profa. Doutora Juliana Neuenschwander Magalhães 
(Pós-Doutora em História do Direito Europeu, pelo Instituto Max-Planck Gesellschaft, MPIER, Alemanha (2003). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000. Doutora em Direito pela Università degli Studi di Lecce, Itália (2004). Professora Titular de Sociologia Jurídica e História do Direito na Faculdade de Direito da UFRJ) e pelo Prof. Dr. Pablo Jiménez Serrano
(Doutor em Direito pela Universidade do Oriente. Diretor Presidente da Editora Jurismestre. Membro Efetivo da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP. Professor do Cento Universitário de Barra Mansa, UBM). 

Será uma excelente oportunidade de aquisição de conhecimentos acerca do tema principal e, em dúvidas, um evento exemplar. Garanta já a sua vaga! 

1º CICLO DE PALESTRAS SOBRE SOCIEDADE, CRIME E CRIMINALIDADE

1º CICLO DE PALESTRAS SOBRE SOCIEDADE, CRIME E CRIMINALIDADE

Por Thaís Vasconcellos

Ocorrerá no dia  21 de setembro de 2017, às 17h, no auditório da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, Campus Aterrado, o 1º Ciclo de Palestras sobre Sociedade, Crime e Criminalidade, promovido pela Liga Acadêmica de Direito da UFF/VR (LADI-UFF/VR).

O evento tem por objetivo discutir os aspectos mais importantes que envolvem os processos de criminalização em nosso país, na medida em que se incentivará o desenvolvimento do pensamento crítico entre os participantes. Para tanto, o evento contará com três diferentes painéis, ministrados pelos ilustres palestrantes:

Painel 01 – Direito Penal e Crise da Democracia
Renato Gomes de Araújo Rocha
Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Painel 02 – A Repressão e a Criminalização do Comércio Ambulante: Ordenação do Mercado e da Cidade
Anna Cecília Faro Bonan
Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF/VR)
Mestranda pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC-UFF)

Painel 03 – O Caso Rafael Braga
Carlos Eduardo Martins
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF/VR)
Mestre e Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO)
IDDH – Advogado de Rafael Braga

Presidente da Mesa: Marcello Martins dos Santos
Advogado, Mestre em Ciências Sociais pela UFJF, Doutorando em Sociologia e Direito na UFF e professor da Universidade Geraldo Di Biase – UGB

• As inscrições podem ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBWVdplq9uqdLdogoNN03CD1VPPGbEODcrOTVgBAsMN_jquA/viewform?usp=sf_link

• Serão expedidos certificados de atividade complementar.