Browsed by
Mês: maio 2018

A Mulher no Século XXI: Sexualidade, Trabalho e Violência

A Mulher no Século XXI: Sexualidade, Trabalho e Violência

No dia 24 de maio de 2018, a Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, em parceria com o Centro Acadêmico de Direito Dom Waldyr Calheiros, a Comissão OAB Mulher de Volta Redonda e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos irá realizar o I Ciclo de Debates sob o tema: Políticas Públicas, Feminismo e Direito das Mulheres. O evento será dividido em três encontros e para cada encontro, contaremos com a presença de três ilustres palestrantes.

O primeiro encontro já foi realizado no dia 26/04/18, sob o tema: “As Prerrogativas da Advogada, Saúde Mental e Empoderamento Feminino” . O próximo encontro será no dia 24/05/18 o evento discutirá acerca da “A Mulher no Século XXI: Sexualidade, Trabalho e Violência”.

• Inscrições através do link: https://bit.ly/2q3pq2I

• Conheçam as palestrantes:

Ana Lacerda – Graduada em Relações Internacionais (UFRJ). Possui Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (CLACSO). Atualmente é Mestranda em Relações Internacionais (PUC-Rio), com ênfase em Gênero, Conflito e Pacificação.

Mônica Bedê –  Bióloga e Especialista em Docência do Ensino Superior (UGB – FERP). Especialista em Sexualidade Humana pelo (GTPOS), São Paulo. Diretora do Centro de Cidadania LGBT da Secretaria Municipal da Mulher, Idoso e Direitos Humanos de Volta Redonda.

Tânia Bassi – Mestre em História Social pela USS. Professora dos Cursos de História e Serviço Social do UGB.

• Serão expedidos certificado de atividade complementar.

PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RESIDÊNCIA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, POLO DE VOLTA REDOND

PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RESIDÊNCIA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, POLO DE VOLTA REDOND

Por Thaís Vasconcellos

Segundo informações divulgadas pelo site do ICHS, o Departamento de Direito da Universidade Federal Fluminense, campus Aterrado, Volta Redonda, passará a oferecer um curso de especialização, gratuito e presencial, em nível de pós – graduação lato sensu em prática da advocacia, na modalidade de Residência Jurídica.

O curso de especialização tem por objetivo a partir do aprofundamento teórico-jurisprudencial e da prática, formar residentes (graduados em Direito e inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB), que atuarão no NPJ, garantindo assim a expansão do acesso à Justiça.

Dentre os objetivos do curso, destaca-se:

  1. preparar os residentes, sob o ponto de vista acadêmico e técnico, para atuarem no NPJ, a partir de um enfoque calcado na assessoria jurídico popular;
  2. capacitar os residentes para atenderem a população local com hipossuficiência econômica;
  3. incentivar os residentes a procurar a conciliação, mediação e arbitragem, antes de provocar o Poder Judiciário;
  4. promover a educação jurídica, por meio da qual os residentes explicam de forma técnica e simples à parte interessada as questões envolvendo a sua demanda.

A avaliação dos residentes consistirá na análise de seu desempenho em sala de aula, por suas atividades de pesquisa, prática interna no NPJ e atuação nos órgãos jurídicos.

Será exigido desses novos advogados residentes, capacidade para: elaborar peças processuais; desenvolver pareceres, incluindo manifestações na qualidade de amicus curiae; participar/organizar eventos jurídicos; atuar e assistir audiências e em outras atividades designadas pela Coordenação do Curso da Pós-Graduação, pelo Coordenador do NPJ ou outro professor que ministre aulas teóricas no curso.

O processo seletivo será constituído em duas etapas: a primeira de provas, sendo uma objetiva de caráter classificatório/eliminatório e outra discursiva, para esta segunda prova o candidato terá oportunidade de escolher a área, de acordo com o edital. A segunda etapa é uma entrevista.

O início do curso será em agosto de 2018.

Serão 10 vagas, sendo 2 para cotas. Poderá haver eventual distribuição de bolsas remuneradas àquele (s) que se encaixem nos critérios de hipossuficiência econômica.

O curso é gratuito. Apenas a inscrição será cobrada, no valor de R$250,00, sendo possível a isenção àqueles que atenderem aos critérios de hipossuficiência econômica, conforme será expresso no respectivo edital.

A coordenação do curso ficará a cargo da Profa. Dra. Ana Alice De Carli e a vice-coordenação com o Prof. Carlos Eduardo Martins, Coordenador do NPJ.

Maiores informações:  ppg.pjr.vch@id.uff.br
Fonte: http://www.ichs.uff.br/?page_id=4110

CORPO DOCENTE

Ana Alice De Carli
Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social. Especialista em Direito Público. Investigadora colaboradora del Proyecto de Investigación “Sustentabilidad y Desarrollo: Perspectivas para la Construcción de un Estado de Derecho Ambiental en Brasil y Costa Rica”. Professora Adjunta do Curso de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da UFF/VR. Fundadora e coordenadora do GEMADI – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito, na UFF-PUVR. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ.

Carla Appollinario de Castro
Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais. Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFF-PUVR e Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense. Desde 2014 coordena os projetos de extensão Cine-Debate Conexões & Inquietudes, e Direito Do Trabalho e Debate: Reflexões e Conexões Contemporâneas.

Carlos Eduardo Cunha Martins Silva
Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional. Especialista em Criminologia, Direito e Processo Penal. É professor assistente e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Polo Universitário de Volta Redonda de Universidade Federal Fluminense.

Marcus Wagner de Seixas
Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF em Volta Redonda. Líder do Grupo de Pesquisa: Direitos Humanos, Comunicação e Mídia, responsável pela implantação de filial da UNITEVê (TV Universitária) em Volta Redonda, sendo coordenador do laboratório da TVR. Editor do periódico Animus Liber. Coordena também o projeto de extensão Cidadania Nas Escolas, que visa levar noções de cidadania, através de jogo democrático, aos alunos do 3º ano do ensino médio (rede pública e privada) no município de Volta Redonda.

Mariana Devezas Rodrigues Murias de Menezes
Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, com período sanduíche na Universidade Lyon 2. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais. Especialista em Direito Processual. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense – PUVR. Desde de 2015 é coordenadora do GEPPIC – Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Instituições e Controles.

Matheus Vidal Gomes Monteiro
Doutor em Direito. Mestre em BioDireito, Ética e Cidadania. Pós-graduação em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial. Professor Adjunto do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense – PUVR. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos em Jurisdição, Constituição e Processo.

Pedro Curvello Saavedra Avzaradel
Pós-doutorado em Direito Ambiental pela Universidade Paris I. Doutor em Direito da Cidade. Mestre em Sociologia e Direito. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – PUVR. Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos em Meio Ambiente de Direito – GEMADI. Docente do Programa de Pos-Graduação Strictu Sensu em Direito Constitucional da UFF.

Pré-evento IX Semana Pulso com Robson Santarém – 16/05

Pré-evento IX Semana Pulso com Robson Santarém – 16/05

Por Kímberli Libanio.

A Pulso Consultoria é a empresa júnior da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, constituída e gerida pelos alunos mais qualificados da instituição. Conta com cerca de 50 alunos que estão preparados para desenvolver as melhores soluções para impulsionar negócios e, além de prestar serviços, ela também promove eventos acadêmicos anualmente, a conhecida Semana Pulso.

WhatsApp Image 2018-05-12 at 15.04.51

Este ano a Semana Pulso conta com um Pré-evento muito especial,  e o convidado da vez é Robson Santarém que é Consultor em Gestão de Pessoas, coach sênior ACC/ICF, Professor de MBA na FGV, UFF e UVA e Sócio Diretor da Anima Consultoria para Evolução Humana, e, ainda, escritor de livros renomados, como o Precisa-se (de) Ser Humano – Valores Humanos: Educação & Gestão.

As inscrições já estão abertas, então corre lá pra garantir seu lugarzinho na palestra do dia 16/05 as 17h, que ocorrerá pela primeira vez na UFF Aterrado. Você pode acessar o link do site para inscrição clicando aqui.

 

Tenha a TVR no seu evento

Tenha a TVR no seu evento

Por Kímberli Libanio.

Precisa da cobertura da TV Universitária de Volta Redonda em seu evento? Então, fique ligado! O processo de solicitação da TVR mudou. Agora, você precisa preencher um requerimento eletrônico com as informações básicas sobre seu evento e com a antecedência mínima de 15 dias. Assim, a equipe pode se programar melhor para atender suas necessidades, entrevistar os palestrantes, fazer a transmissão ao vivo e, claro, organizar a edição para que você receba o link de tudo isso após 15 dias. Ou seja, facilita nossa vida e a sua!
WhatsApp Image 2018-04-19 at 23.30.11

E, em relação aos eventos passados, a equipe de edição está agilizando tudo e, ainda neste semestre, todos os vídeos estarão no ar. A TV está mudando para crescer ainda mais e conta a com sua ajuda neste processo! Salve o link do  formulário e tenha acesso a ele clicando aqui .

Para conhecer um pouco mais desse projeto acesse o canal da TVR no YouTube!

C.A DOM APRESENTA RELATÓRIO FINAL SOBRE A GESTÃO VOZES

C.A DOM APRESENTA RELATÓRIO FINAL SOBRE A GESTÃO VOZES

Após aproximadamente 1 (um) ano de mandato, a “Gestão Vozes” atual responsável pela direção do Centro Acadêmico de Direito Dom Waldyr Calheiros apresentou aos discentes e docentes do curso um relatório completo das atividades desempenhadas. O relatório além de apresentar os integrantes da gestão e suas diretorias, traz uma relação das propostas cumpridas, parcialmente cumpridas e não cumpridas, com seus respectivos fundamentos e justificativas. Ao todo foram 21 propostas,  13 foram integralmente cumpridas, 4 parcialmente cumpridas e 4 não foram cumpridas. Igualmente, a gestão realizou 38 eventos e cursos e 12 ações através do Soliduff. Em mensagem oficial divulgada o C.A DOM afirmou:

Na última a semana, o C.ADOM divulgou pequenos relatórios sobre as suas atividades durante a última gestão. Foram apresentadas as propostas cumpridas, as parcialmente cumpridas, as não cumpridas com justificativa e os eventos/cursos e projetos realizados. Os relatórios visam garantir a transparência da gestão Vozes, cumprindo assim mais uma de suas 21 propostas. Hoje, divulgamos o relatório completo contendo o apanhado de todas as informações prestadas. Inclusive, fornecemos informações quanto a tesouraria, os membros e diretorias e o período de gestão. A diretoria de assistência estudantil auxiliou os alunos e alunas que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica por meio de arrecadações, divulgações de editais de bolsas de assistência estudantil tanto oferecidas por nossa instituição quanto por grupos e projetos sociais. O núcleo de apoio à atlética, teve por objetivo auxiliar a prática esportiva discente. A diretoria de Pesquisa e Extensão foi uma atuação do Centro Acadêmico como ponte firme entre grupos de estudos, projetos de extensão e produção científica do aluno. Dando-se por via de apoio financeiro, físico (estrutura e oferecimento de mão de obra) e na divulgação dos eventos promovidos por quaisquer grupo e/ou projeto. Este apoio não se exauriu em eventos internos, estendendo-se também aos externos, como seminários, congressos e demais que venham a despertar o interesse de parte do corpo discente. A diretoria de Movimentos Sociais e Combate às Opressões atuou na integração do Centro Acadêmico com os movimentos presentes na UFF, como o Coletivo Feminista Medusas, o NEGRUFF, movimentos em prol da assistência estudantil, etc. Também foi um um canal aberto de comunicação entre CA e alunos, para que estes possam denunciar situações de opressão vividas na UFF com total apoio e suporte do CA. A Diretoria de apoio ao Soliduff manteve a relação do Cadom com o projeto social de modo a incentivar ações sociais que promovam a interação aluno e comunidade. Esta diretoria teve o intuito de promover junto ao Soliduff, hoje dirigido pela ação conjunta de nosso CA com os docentes e discentes de nossa instituição, a promoção de ações sociais, como arrecadações, visitas a escolas carentes, asilos, bem como, campanhas de doação de sangue. A Diretoria de Divulgação foi uma importante ferramenta na divulgação de eventos que ocorreram dentro ou fora da UFF, tendo por objetivo o amplo acesso dos estudantes à essas atividades, que também são fontes de conhecimento e aprendizado. A Diretoria de Eventos foi uma das principais ferramentas de integração acadêmica e social dentro e fora da UFF. A partir dela que os principais projetos elaborados pelo CADOM chegaram aos estudantes em forma de palestras, seminários, ações sociais, acadêmicas e etc. A diretoria de mídia, teve um importante papel no nosso projeto de trabalho através da criação de artes que facilitem o caminho da informação. A Diretoria de Relações Públicas teve por vocação as relações fora do território acadêmico, na busca de projetos e parcerias públicas e até mesmo com instituições privadas que possam colaborar na inserção dos alunos na vida profissional por meio de estágios e oportunidades variadas, bem como projetos sociais que tragam Real interação entre academia e a sociedade. Em breve, a gestão da Chapa Vozes chegará ao fim e o C.ADOM será assumido por novos alunos. Agradeçemos a todos os discentes, docentes, funcionários da UFF e os demais membros da sociedade que nos apoiaram nesse último ano. Tentamos a todo tempo atender as demandas dos alunos do curso de Direito, bem como da comunidade a qual a nossa Universidade está inserida e esperamos ter correspondido as expectativas”. 

 

Membros:

Fernanda Válerio Macedo
Presidente do C.ADOM e Diretora da Diretoria de Movimentos Sociais e Combate à Opressão

Larissa Garcez
Vice-Presidente e Diretora da Diretoria de Eventos

Thaís Freire de Vasconcellos
Tesoureira e Diretora da Diretoria de Pesquisa e Extensão

Louise Cesper
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Mídia e Relações Públicas

Isabella Lima
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Divulgação

Stella Castro
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Eventos

Roberta Vianna
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Movimentos Sociais e

Combate à Opressão
Karen Souza
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Assistência Estudantil

Mirassol Garcia
Membro do Conselho, Secretária e Diretora da Diretoria de Apoio ao Soliduff

Gabriela Sá
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Pesquisa e Extensão

Aedan Souza
Membro do Conselho e Diretor da Diretoria de Mídia

Andressa Pedrosa
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Apoio ao Soliduff

Joice dos Santos
Membro do Conselho e Diretora da Diretoria de Eventos

Larissa YukiIchimura
Membro do Conselho e Diretora de Esportes

Relatório Completo: https://drive.google.com/file/d/1BkmVNdIxVZHC6qlFLvWHl2hAYXb9U8YQ/view?usp=drivesdk

ELEIÇÕES PARA REITORIA 2º TURNO

ELEIÇÕES PARA REITORIA 2º TURNO

Por Thaís Vasconcellos

Após, 100% das urnas apuradas, a consulta eleitoral realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril terá um 2º turno.  Segundo informações divulgadas no site oficial da UFF, foram 14.199 votos válidos. A chapa 1, dos candidatos a reitor Antônio Cláudio e vice-reitor Fábio Passos ficou com 46,40% dos votos. A chapa 2, dos candidatos a reitor Roberto Sales e vice-reitor Wainer ficou com 45,10% dos votos e a chapa 3, dos candidatos a reitor Sérgio Mendonça e vice-reitor Francisco Estácio ficou com 8,51% dos votos. O segundo turno da consulta das preferências dos docentes, discentes e técnico-administrativos para a reitoria no quadriênio 2018-2022 irá ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de maio. Para votar é necessária a apresentação de documento de identidade com foto. A votação ocorrerá em diversos locais, entre eles a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília (Hall do Auditório) e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, no Aterrado (saguão).

Fonte: http://www.uff.br/?q=eleicoes-para-reitoria-da-uff-vao-para-o-2o-turno