II Congresso Jurídico da UFF (CONJUFF)

II Congresso Jurídico da UFF (CONJUFF)

Por Larissa Mendes e Gabriela RochaLogo CONJUFF

O segundo Congresso Jurídico da UFF aconteceu durante a semana acadêmica, entre os dias 21 e 25 de outubro, no Pólo de Volta Redonda, Aterrado. O evento foi realizado com muito sucesso, com intuito de colaborar para formação dos discentes.

O jornal Uffoco, como participante ativo do evento fez um balanço geral, onde podem ser encontradas de forma resumida as diversas atrações realizadas. Para maiores informações basta acessar o site www.conjuff.blogspot.com.br, onde as atividades foram expostas de forma detalhada.

Primeiro dia:

Abertura do CONJUFF com palestra ministrada pelo Deputado Estadual Marcelo Freixo com o tema Segurança Pública e Direitos Humanos (clique aqui para visualizar matéria sobre a palestra na íntegra).

Professora Vanessa Iacomini, junto com as alunas Carine Resende e Taynara realizando a abertura do evento. Composição da mesa

Abertura do debate

Alguns organizadores do  II CONJUFF, Dep. Freixo e professor Rafael Lima.

Logo após, a Procuradora da Fazenda, Dra. Rachel Bordeaux, participou do Café Jurídico, em um debate descontraído onde a mesma, muito atenciosa e disposta a sanar as dúvidas sobre a profissão, expôs a realidade da carreira como Advogada Pública. O debate foi conduzido pelo aluno Gustavo Telles do Sexto período.

Aluna Valéria do sexto período entregando uma lembrança pela participação da Procuradora Raquel.

SEGUNDO DIA:

Na parte da manhã foram apresentados os trabalhos dos discentes do curso de Direito. A mesa avaliadora foi composta pelos professores Marco Aurélio Casamasso e Vanessa Iacomini.

Alunos Douglas de Mello e Marina Barcellos com o tema : “Influências da atuação dos magistrados na fase de conciliação dos juizados especiais cíveis da comarca de Volta Redonda". Aluna Flaiza Sampaio com o tema: “Pornografia infantil: a ineficácia do combate estatal”. Autoras: Cínthia Galvão e Yohanna Oliveira com o tema: “ A extensão da impenhorabilidade do bem de família à empresa familiar: uma análise jurisprudencial e principiológica”. Aluno Caio Assunção Andrade apresentando o tema :  “A inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/06 e suas discordâncias com o Direito Penal”. Alunos Maria Carolina Alcides de Araújo e Túlio Vieira de Almeida.com o tema :” As medidas socioeducativas do ECA: a fragilidade e sua aplicação no município de Volta Redonda”.

Parte da tarde:

Palestra com o convidado Luiz Felipe Haddad, Desembargador do TJ-RJ, sobre o tema Federalismo e Direito constitucional.

Mesa composta pela aluna Cinthia e pelo Professor Marco Aurélio Casamasso. Participantes.

A conversa continuou ainda mais agradável no Café Jurídico, onde o Desembargador respondeu perguntas realizadas pelos membros presentes sobre a sua profissão esclarecendo como é de fato, a carreira de um magistrado.

Aluno Gustavo Telles, conduzindo o agradável café.

Terceiro Dia:

O terceiro dia começou com uma palestra do Promotor Vinícius Winter.

Mais tarde, no café Jurídico, a presença do Presidente da OAB/VR Alex Martins.

151

Quarto dia:

Parte da manhã: Apresentação de trabalhos discentes.

Alunos Larissa Firmo, Bruna Mendes e Vinícius Franco. Com o tema: “Lei de Drogas: Alterações, Inconstitucionalidades e Retrocessos”. Aluno Leonardo Jenichen com o tema: “O Estado de Direito e a crise da lei”.  Aluna Valéria Oliveira com o tema : “O consentimento informado no Direito Norte-Americano e no Brasil: Fundamentos Jurídicos”. Aluna Camila Ferreira, com o tema: “Sistema de cotas: problema ou solução?”. Aluna Ana Baldini com o tema: “Uma visão constitucional sobre a Eutanásia”. Aluna Taynara de Souza, com o tema:”Responsabilidade Social da Microempresa”. Banca avaliadora: Prof. Saulo Bichara e Profª Vanessa Iacomini. [REDU]_MG_4606-23

Parte da tarde:

À tarde a Professora Constitucionalista Monique Falcão ministrou a palestra.

Mesa composta pela discente Valéria Oliveira e o Docente Ozanan Carrara. Organizadores do Conjuff junto com a Professora Monique.

Em seguida no café Jurídico o atencioso Delegado Antônio Furtado.

Aluna Carine Resende conduzindo o debate.

Aluna Anne Lin entregando uma lembrança pela participação do Delegado. Organizadores do evento com a presença do Delegado.

Quinto Dia:

Para encerrar com chave de ouro o II CONJUFF, foi realizado um Júri Simulado no Fórum Abeylard Ferreira Gomes, encenado pelos alunos que participam do Grupo de Pesquisa de Direito Penal, conduzido pelo Prof. Marcelo de Carvalho. O professor já queria, há algum tempo, realizar o primeiro júri simulado da UFF e aproveitou a oportunidade do CONJUFF para colocar em prática essa ideia.

A encenação foi feita em cima de um caso real, sobre um jovem acusado de tentativa de homicídio. O réu foi encenado pelo aluno Matheus Salino (5º período), que teve como seus representantes de defesa os alunos Thiago Canuto, Sara Torrico e Williany Tavolaro (5º período). Os representantes do Ministério Público foram os alunos Daniel Machado e Gabriela de Carvalho (6º período) e a juíza foi encenada pela aluna Gabriela Rocha (5º período), já o júri foi composto por alunos presentes que foram sorteados.

Todos que participaram contaram que foi uma experiência única, satisfatória e muito importante na decisão sobre qual carreira seguir.

Por fim tivemos o resultado das apresentações artigos discentes onde foram realizadas as seguintes publicações:

1º lugar: Anna Baldini, com a premiação de Vade Mecum Saraiva 2013, 1 livro “Direito e Educação” (doado pelo prof. João Paulo Martinelli) e uma bolsa de estudos na IBMEC (+ info com a prof.ª Vanessa Iacomini)

2º lugar: Bruna MendesLarissa Firmo e Vinícius Franco (6º período)com a premiação de 1 Vade Mecum Saraiva 2013, 1 Código Penal Saraiva 2013 e 1 Vade Mecum Direito Empresarial e Civil Saraiva 2013, além de uma caneca.

3º lugar: Leonardo Jenichen (6º período) recebendo 1 Vade Mecum Saraiva 2013, além de uma caneca.


4º lugar: Douglas de Mello e Marina Netto (5º período) recebendo duas canecas.

5º lugar: Valéria Oliveira (6º período) recebendo uma caneca.

Os três primeiros colocados receberam também um certificado pela premiação! Parabéns a todos!

O segundo Congresso Jurídico da UFF foi realizado com muito sucesso. É importante destacar que tal evento não teria acontecido sem a dedicação e empenho dos alunos do Sexto período do curso de Direito, os quais ficaram responsáveis pela organização do congresso, juntamente com a participação de voluntários do Quinto período e a disposição da Professora Vanessa Iacomini.

Pela realização do mesmo, só nos cabe destacar elogios, não só dos alunos do curso, mas também de todos os participantes do evento, como discentes de outras instituições, que foram muito bem recebidos em nosso Pólo Universitário.

O jornal UFFOCO gostaria de parabenizar a todos que se motivaram para a realização desse evento, e o curso de Direito de forma geral. O que podemos perceber é iniciativa de um curso que está apenas começando, mas que já tem tanto a oferecer! Parabéns alunos, que vocês continuem como sempre, muito motivados a dar forma a esse projeto maravilhoso, que é o nosso curso de Direito.

FLASHS DA SEMANA ACADÊMICA DA UFF- PÓLO ATERRADO

Barraca de Salgados de Alunos da Psicologia. Barraca de Salgados de Alunos da Psicologia.Agenda Acadêmica.

Comments are closed.