Palestra com Pedro Trengrouse

Aconteceu, no auditório da UFF, no campus do Aterrado, no dia 29 de Maio, por meio do palestrante Pedro Trengrouse a palestra sobre o direito desportivo, trazendo como tema a “Copa 2014 e as Controvérsias da Legislação Desportiva no Brasil”. Pedro Trengrouse é consultor da ONU, a serviço do Governo Federal, para questões legislativas do desporto, em especial da Copa do Mundo FIFA 2014, advogado, formado pela PUC-Rio com monografia sobre “Princípios do Direito Desportivo”, publicado pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Possui mestrado internacional em Humanities, Managemente and Law os Sports- FIFA máster, com dissertação sobre Corporate Social Responsability of Sports Organizations, publicada pela Universidade de Bocconi e origem do departamento de Responsabilidade Social da FIFA. Professor de direito desportivo da FGV.

Palestrante Pedro

O palestrante iniciou a palestra propondo uma reflexão sobre o que seria o Direito Desportivo, focando na idéia de se tratar de “regras do jogo e da competição”, assim como sua importância, visto que nasce junto com o esporte, já que sem regras não há a prática. Para ele, tais regras devem ser estáveis, e a sua criação tem como finalidade a integralidade e a universalidade do esporte. Devido a isso, é necessário blindar as mesmas.

Direcionou o foco, de início, para o esporte mais popular do Brasil, o futebol, tratando do modo de gerenciamento dos clubes, suas dívidas, assim como a atuação do Estado em relação ao esporte. Nesse contexto, abordou sobre a estrutura do futebol brasileiro, expondo a idéia de que os clubes, assim como os demais esportes, se vêem engessados, já que se inserem numa estrutura arcaica, criada ainda durante o Estado Novo.  Seriam necessárias segundo ele, regras para cada modalidade de modo a se tornarem independentes, excluindo assim, o sistema único atual que acaba atrelando as demais modalidades ao populismo do futebol. Apresentou assim, formas para alavancar os demais esportes, como por exemplo, a educação, assim como o aproveitamento da realização das Olimpíadas no Brasil para essa reestruturação.

Sem título

Sobre a Copa Do Mundo, enfocou a necessidade de planejamento a fim de evitar o desuso e estimular o desenvolvimento dessas atividades, o uso dos estádios e o legado para a sociedade. Trouxe números que ajudaram a comprovar o custo benefício dos estádios construídos e o quanto de prejuízo e rendimento que os mesmos podem trazer.

Assim, diante do contexto atual, em que os olhos estão voltados para o Brasil, pela realização da Copa do Mundo, foi de muita importância receber em nosso campus um palestrante que abordou as diversas controvérsias sobre o tema. Pedro Trengrouse, além disso, tratou de temas até então obscuros para muitos alunos presentes, que puderam ser esclarecidos, assim como foi possível sanar dúvidas e curiosidades dos discentes.