ASSUNTOS ACADÊMICOS: Bolsas e Auxílios oferecidos pela UFF

Por Kímberli Libanio

Como já diria Raul Seixas, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” É desta maneira que alguns projetos e instituições de ensino superior pensam que cursar uma universidade federal seja um sonho para a maioria dos estudantes.

Para muitas pessoas podem haver problemas circunstanciais que dificultem o prosseguimento nos estudos e, até mesmo, dificultem o acesso à instituição. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) desenvolveu maneiras de auxiliar cada um de acordo com suas necessidades.

Segue abaixo, algumas das bolsas e auxílios disponibilizados na plataforma.
Bolsa Acolhimento
No ICHS e no ICEX, no ato da matricula é passado para o aluno um roteiro, espécie de passo a passo de como fazer a inscrição no bolsa acolhimento, esta que é a bolsa exclusiva dos calouros,  também chamada de bolsa ingressante Visa amparar aqueles que passam pelo impacto que a admissão na universidade traz.
Ainda no passo a passo, é fornecido aos alunos as informações de como se cadastrar no IDUFF, como acessar o SISBOL, como fazer a inscrição online… É feito todo um estudo sócio econômico e, após preencher este questionário é necessário que o anexe junto a documentação, para que seja traçado um perfil do mesmo.
Essa documentação é enviada para Niterói e avaliada por assistentes sociais da PROAES.
Bolsa Atleta
Incentiva a participação dos estudantes da UFF em atividades esportivas e contribui para a melhoria do seu desempenho acadêmico, além de estimular a participação em competições esportivas. Este programa viabiliza recursos para que esses estudantes possam cobrir parte dos custos para aquisição de material esportivo, inscrições em competições, transporte, hospedagem e alimentação durante eventos esportivos.
Bolsa de Monitoria
Incentiva a iniciação à docência de estudantes e oferece suporte aos demais por meio de um conjunto de atividades acadêmicas e multiplicadoras que consistem em: apoio em sessões de laboratório e aulas práticas, auxílio na resolução de exercícios, elaboração de material didático inovador, e/ou outras atividades relativas ao processo de aprendizado das disciplinas.
Bolsa Desenvolvimento Acadêmico
Essa bolsa visa contribuir no progresso do aluno em vulnerabilidade econômica ao passo que também contribui na formação acadêmica. Pode-se dizer que ao ser contemplado com a bolsa também se recebe a oportunidade de incrementar a formação.
Outro ponto especial é que o aluno é o responsável por escolher em qual projeto deseja participar.
Bolsa Apoio Emergencial
Esta bolsa é concedida ao aluno que estiver passando por um momento de necessidade inesperado e não tiver condições financeiras de se manter na instituição.
Como é uma bolsa de caráter excepcional, não possui edital e deve ser requerida na Divisão de Serviço Social.
Bolsa Alimentação
Nesta modalidade é possível encontrar a assistência a alunos que estão matriculados na sede e, também, para os não residentes em Niterói.
Enquanto a um é concedido os tíquetes de alimentação no Restaurante Universitário, a outro é auferido um auxílio financeiro. Mas, é necessário que os dois passem por uma avaliação socioeconômica.
Auxílio Creche
Para estudantes que tenham filhos em idade de Educação Infantil, que compreende a idade de 0 a 6 (zero a seis) anos incompletos, nas despesas com creche e prestação de serviço similar.
Auxilio Material Didático
Não tem um valor estipulado. É o quanto for necessário e acordado com PROAES. É necessário que o requerente fique atualizado no site para saber quando há a abertura do edital.
Auxilio Moradia
Há também a assistência no formato de auxílio que, nada mais é que um apoio financeiro mensal para atender os estudantes. Este, por exemplo, centraliza sua demanda nos discentes que residem em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro ou de outros Estados, no auxílio das despesas com a habitação.
Auxilio Saúde
Ação de assistência estudantil voltado para alunos que tem uso contínuo de alguma medicação, que visa ampliar as condições de permanência dos estudantes de curso de graduação presencial.
Programa Material Didático
Contribui para a permanência e o bom desempenho dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, além de propiciar a utilização de material didático indispensável ao cumprimento do conteúdo programático
Próximo + Próximo
E, há também um projeto social que atua nos campus da UFF Aterrado e Vila realizando um trabalho admirável. Eles ajudam estudantes financeiramente carentes, com auxílio transporte e auxílio alimentação, sendo esta referente a tíquetes refeição no refeitório dos campus já mencionados.
No entanto, a alma da organização vai além dos auxílios estudantis, uma vez que o objetivo é atuar o mais próximo possível das pessoas, atendendo as suas necessidades.
Para mais informações quanto aos editais e tirar possíveis dúvidas, acesse o portal da PROAES.