ASSUNTOS ACADÊMICOS: Bolsas Externas

O UFFOCO reuniu algumas oportunidades de bolsas de estudo no exterior. Confira os programas com inscrições abertas:

Ibero-Americanas

Inscrições até 09/06/2017

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

A bolsa do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2017 tem valor equivalente a 3.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação selecionados, fazendo jus a agosto/2017 e agosto/2018.

Top España

Inscrições até 15/05/2017

O Programa de Bolsas Top España do Santander Universidades tem como objetivo incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de 3 (três) semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa – a Universidad de Salamanca. Em 2017, ocorrerá a 8ª edição do Programa, em que os selecionados terão em mãos tudo pronto para sua viagem e seu curso de 3 semanas (03/07 a 22/07 ou 10/07 a 29/07).

O Santander Universidades se responsabiliza por providenciar os voos de ida e volta de Madrid, traslados até Salamanca, hospedagem, alimentação, custeia integralmente o curso, material de apoio e certificado. E ainda, alguns passeios culturais que são proporcionados ao grupo.

Como participar?

Para ambos os Programas, o candidato deve ser aluno matriculado em uma das 127 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2017 ou em uma das 32 universidades participantes do Programa TOP España e preencher o formulário de inscrição no App Santander Universitário. Ao final, será enviado um e-mail de confirmação de candidatura.

Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um edital interno com todas as informações necessárias.

Bolsa “Futuros Líderes nas Américas” para Intercâmbio no Canadá

Inscrições até 25/04/2017

Estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam realizar um projeto de estudo e pesquisa no Canadá podem se inscrever para o programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que oferece bolsas no valor de 7 200 dólares canadenses para estudantes de graduação e 9 700 para estudantes de mestrado e pós-graduação ou PhD. Podem concorrer estudantes de graduação, mestrado e doutorado das mais diversas áreas, incluindo engenharia, direito, medicina e relações internacionais, cujo projeto de pesquisa seja relacionado a desenvolvimento ou governança.

Bolsa para curso de curta duração na Holanda

Inscrições até 14/04/2017

O programa “De Malas Prontas para a Holanda – Transformadores, Educadores & Inspiradores” oferecer a brasileiros uma bolsa integral para curso de curta duração na Holanda. O benefício inclui o valor do curso, passagens aéreas e hospedagem na cidade escolhida para aqueles que desenvolverem projetos e iniciativas com impacto direto nas áreas de educação, cultura ou tecnologia.

Bolsa para curso de verão em Direito em Londres

Inscrições até 13/04/2017

A Escola de Direito da BPP University está oferecendo bolsas para seus cursos de verão na área de Direito. São dois cursos com duração de uma semana cada um, consecutivos e complementares. Para concorrer, os interessados devem estar cursando graduação ou já terem se formado em Direito. Não é necessário apresentar nenhum comprovante de proficiência; porém, para acompanhar o curso, é preciso ter um bom nível de inglês. A bolsa cobre o valor do curso, e não inclui acomodação, passagens aéreas e alimentação.

Fonte: https://www.estudarfora.org.br/bolsas-de-estudos/ https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx