I SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE: TECNOLOGIA, ÉTICA E SOCIEDADE

I SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE: TECNOLOGIA, ÉTICA E SOCIEDADE

Por Thaís Vasconcellos
Ocorrerá no dia 8 de junho de 2017, na Universidade Federal Fluminense, campus do Aterrado em Volta Redonda, o “I SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE: TECNOLOGIA, ÉTICA E SOCIEDADE”.
 
O evento contará com apresentações de trabalho na parte da manhã, das 9h30 às 12h00 e a partir de 13h00 será dado início as palestras, com previsão de término às 18h00.
 
*Os interessados (as) em apresentar seus resumos, deverão enviar os trabalhos até 15 de maio de 2017.
 
*Os anais serão publicados no site do PGTA/UFF.
 
-> Confiram abaixo os GTs e as regras para submissão do resumo.
*GRUPOS DE TRABALHO
 
GT 01 – SANEAMENTO AMBIENTAL
 
Coordenadores: Felipe da Costa Brasil, Everaldo Zonta e Ricardo de Freitas Branco
 
Email para envio: felipebrasil@ambientebrasil.net, ezonta@ufrrj.br
 
EMENTA: Esse Grupo de Trabalho abordará os principais temas relativos à gestão e as tecnologias ambientais aplicáveis ao gerenciamento e tratamento dos resíduos sólidos, ao tratamento e abastecimento da água potável, a coleta e tratamento dos esgotos sanitários e efluentes industriais, ao gerenciamento de áreas contaminadas, a drenagem de águas pluviais, e ao aproveitamento e reuso das águas.
 
 
GT 02 – GESTÃO DE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS
 
Coordenadores: Aldara Cesar, Newton Narciso Pereira e Roberta Fernanda da Paz
 
Email para envio: aldaracesar@id.uff.br
 
EMENTA: Esse Grupo de Trabalho objetiva promover uma discussão sobre gestão sistêmica e integrada. Aborda temas para melhorar a coordenação entre os agentes e otimizar o uso dos recursos produtivos. Os temas propostos são: gestão de cadeias de produtivas, gestão de cadeia de suprimentos, logística reversa, sustentabilidade, responsabilidade social. Aplicação: Energia, Agronegócio e Resíduos Sólidos.
 
 
GT 03 – VALORAÇÃO, ECONOMIA E GESTÃO AMBIENTAL
 
Coordenadores: Roberta Fernanda da Paz e Afonso A. C. Peres
 
Email para envio: robertapaz2003@yahoo.com.br
 
EMENTA: Esse Grupo de Trabalho contempla a apresentação e discussão de resultados de pesquisas que tratem de assuntos relacionados à economia, gestão e à temática ambiental, envolvendo temas como valoração econômica ambiental, instrumentos econômicos e não econômicos de gestão ambiental, análises de viabilidade técnica-econômica, gestão socioambiental, gestão de bacias, estudos de percepção e outros relacionados à temática proposta.
 
 
GT 04 – MEIO AMBIENTE: ÉTICA, DIREITO E SOCIEDADE
 
Coordenadores: Ozanan Carrara, Ana Alice de Carli
 
Email para envio: ozanan.carrara@gmail.com, anacarli@id.uff.br
 
EMENTA: Esse Grupo de Trabalho visa discutir e trazer à luz aspectos conceituais relevantes da ética ambiental, a partir de concepções filosóficas contemporâneas da tradição francesa e anglo-saxônica e, eventualmente, da América Latina. Propõe-se ainda analisar os modelos da relação entre o homem e a natureza e, bem assim, analisar os impactos do consumismo exacerbado sobre os recursos naturais. Por fim, objetiva entender a correlação entre o direito fundamental ao saneamento básico e o direito fundamental à água potável.
 
GT 05 – SUSTENTABILIDADE, ENERGIAS RENOVÁVEIS E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
 
Coordenadores: Alessandra Rodrigues Rufino, Ricardo de Freitas Branco e Danielle da C.R.M. dos Santos
 
Email para envio: alessandrarr@id.uff.br
 
EMENTA: Esse Grupo de Trabalho desenvolverá temas de cunho tecnológico e social, envolvendo trabalhos abordando a questão da sustentabilidade e gestão relacionadas aos recursos naturais (água, solo e ar). Estudos de fontes de energias renováveis, aproveitamento de biomassa e o desenvolvimento e/ou utilização de tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente.
 
GT 06 -CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS, TRABALHO RURAL, PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
 
Coordenadora: Renata Braga Klevenhusen e Carla Appollinário de Castro
 
Email para envio: renatabragak@terra.com.br, carlaappollinario@ig.com.br
 
EMENTA: Um dos maiores desafios contemporâneos continua sendo o de compatibilizar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social. As diversas formas de produção e de consumo podem contribuir para melhorar o equilíbrio entre esses dois aspectos da vida social. Algumas alternativas na produção têm contribuído para minimizar os impactos da histórica exploração do e pelo trabalho (urbano e rural) desenfreada. Nesse sentido, cumprem papel relevante as iniciativas de economia solidária, autogestão, trabalho cooperado e associado. Igualmente importantes são as iniciativas que envolvem o consumo sustentável. Portanto, o presente GT pretende receber trabalhos que discutam uma ou as duas temáticas acima com o objetivo principal de contribuir para o debate contemporâneo acerca do desenvolvimento econômico e do desenvolvimento social. Também serão bem-vindas reflexões sobre a natureza e os direitos dos animais.

*Normas para citar o título: Escrever o título em caixa alta. Fonte Times New Roman, tamanho 14, cor preta, negrito, espaço simples, centralizado, sem ponto final

Normas para citar os autores: Nome completo dos autores sem abreviação em caixa baixa, as iniciais dos nomes e sobrenomes em maiúsculo. Fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, negrito, espaço simples, centralizado, sem ponto final, separados por vírgula. Após o nome de cada autor inserir o número arábico, na função sobrescrita, em ordem crescente, podendo haver repetições de números em autores de mesma Instituição. Identificar o autor correspondente com * (asterisco).

Normas para citar as Instituições dos autores: Inserir os números arábicos por ordem crescente. Nome completo da Instituição a que pertence o autor sem abreviação, caixa baixa, as iniciais dos nomes em maiúsculo. Fonte Times New Roman, tamanho 10, cor preta, negrito, espaço simples, justificado, sem ponto final, inserir o email somente do autor correspondente do resumo, identificado pelo asterisco.

Normas para preparação do Resumo: O Resumo poderá conter no máximo 2 páginas. Deverá ser escrito em texto corrido, sem parágrafo, caixa baixa, primeira letra inicial maiúscula, função justificada, cor preta, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, ponto final. Na preparação do resumo, os autores deverão iniciar com uma breve introdução, seguida pelo objetivo principal e metodologia utilizada na realização do trabalho. Posteriormente apresentam-se os resultados e a discussão sobre o que foi encontrado, sendo o resumo finalizado com as conclusões.
No resumo deverá conter de 3 a 5 citações bibliográficas. Poderão ser apresentadas tabelas, gráficos ou figuras que ilustrem o resumo apresentado. As margens adotadas para todo o trabalho são: margem superior = 3 cm, margem inferior, margem esquerda e margem direita = 2 cm. O resumo deverá ser enviado por email ao Coordenador do GT, identificado na página www.pgta.uff.br, no link eventos. O arquivo deverá ser enviado no formato PDF e não ultrapassar o tamanho de 2 MB.

Normas para citação das referências: citar de acordo com as normas da ABNT.

Comments are closed.