LIVRO: Temas de Direito Empresarial e Mercado de Capitais

O livro “Temas de Direito Empresarial e Mercado de Capitais” é obra do Prof. Dr. Vinicius Figueiredo Chaves e abrange, em seus cinco artigos científicos, alguns temas de relevância do Direito Empresarial. Podemos encontrar assuntos como análise do termo de compromisso – como instrumento regulatório – no Mercado de Capitais, governança e sustentabilidade, análise econômica do direito, aspectos econômicos e jurídicos do contrato de underwriting no Mercado de Capitais, transformações da empresa.

“(…) trata-se de uma obra aplicável, a um só tempo, aos estudos acadêmicos (nos níveis de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu) e aos assuntos profissionais. Os textos, fruto de vasta pesquisa, encontram-se amparados por aportes teóricos de cunho interdisciplinar, além de oferecerem aos leitores uma extensa lista de referências bibliográficas, nacionais e estrangeiras, a respeito dos temas.”

O autor do livro é docente efetivo da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda e, ao longo de sua carreira, publicou diversos artigos, capítulos e livros, por vezes relacionando o Direito Empresarial ao ramo da sustentabilidade. Confira o título do primeiro livro e, ainda, de alguns artigos publicados por Vinícius:

CHAVES, VINICIUS FIGUEIREDO. Direito Público e Evolução Social. 1. ed. Rio de Janeiro: AMCGuedes, 2016. v. 1. 167p.

CHAVES, VINICIUS FIGUEIREDO; FLORES, N. C. S. . Sustentabilidade empresarial: análise comparativa da disciplina jurídica dos informes não financeiros (Brasil e União Europeia). Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), v. 14, p. 267/10.12662/24-288, 2016.

CHAVES, VINICIUS FIGUEIREDO. A empresa do século XXI: criando valor compartilhado em tempos de um capitalismo consciente. Interfaces Científicas – Direito, v. 3, p. 21-32, 2014.

CHAVES, VINICIUS; FLORES, N. C. S. . Fenômeno empresa – Dos interesses exclusivos privatistas aos institucionalistas publicistas: criando valor compartilhado. Scientia Iuris (online), v. 18, p. 115, 2014.